Home > Carreira > Qualidade de vida > Como criar metas para 2022 que realmente sejam alcançáveis

Como criar metas para 2022 que realmente sejam alcançáveis

Veja como estabelecer planos realizáveis para terminar o próximo ciclo com uma lista completa de realizações

Estabelecer metas para 2022 que sejam alcançáveis é o primeiro passo para não se frustrar logo no início do ano. É muito saudável que possamos ver a vida em ciclos – e que um dos mais significativos seja exatamente o ano com seus 365 dias. Nada como um réveillon para termos esperança de que o próximo ciclo será melhor, especialmente quando consideramos que os últimos dois anos não foram fáceis para ninguém. 

Com novas perspectivas no horizonte, este é o momento de pensar quais serão suas metas para o próximo ano.  Pode parecer clichê demais, mas – ainda assim – é importante parar um pouco para planejar o que você quer dos próximos 12 meses. A dica? Mantenha os pés no chão. Nada de objetivos irreais, que não possam ser alcançados e que, no final, só vão gerar frustração.

O que são metas atingíveis para 2022?

Metas atingíveis são aquelas que a gente consegue alcançar fazendo um planejamento e estabelecendo um passo a passo para chegar até lá. 

Por exemplo, compare estes dois tipos de metas:

  1. a) Em 2022, vou ficar fluente em espanhol.
  1. b) Vou começar a fazer aulas intensivas de espanhol em janeiro e terminar o nível básico até março e o intermediário até julho. 

Qual tem maior probabilidade de ser alcançada, a meta a ou a meta b?

A meta b é muito mais alcançável. Sabe por quê?

1 – está dividida em pequenas metas;

2 – já traz um certo planejamento.

Julho do próximo ano é uma data objetiva – e há um prazo razoável até lá. Para chegar ao objetivo, você pode acompanhar os resultados mês a mês e, se for necessário, realizar ajustes no planejamento (aumentar a quantidade de aulas, estudar mais sozinho etc).

Como criar metas para 2022: método smart

Existe uma metodologia que pode ajudar na elaboração das suas metas para 2022. Ela se chama método SMART (do inglês “esperto”). Segundo ele, uma meta, para ter maior chance de ser alcançada, deve ser:

S (specific): específica;

M (measurable): mensurável;

A (achievable): alcançável;

R (Relevant): relevante;

T (time based): e ter prazos definidos.

Os itens A (alcançável) e R (relevante) talvez sejam os grandes responsáveis por nossas frustrações. Muitas vezes estabelecemos metas que não dependem de nós e fogem completamente do nosso controle. 

Por exemplo, estipular como meta uma promoção no trabalho pode ser frustrante porque, para alcançar uma promoção, vários outros fatores são necessários, começando pela existência da vaga, passando pela disponibilidade de orçamento, pelas competências dos nossos “concorrentes” e, por fim, pelo nosso empenho – única parte que depende exclusivamente de nós.

Ideias de metas para 2022

Para começar bem 2022, recomendamos que você selecione duas ou três metas reais para sua carreira. Pode ser uma anotação no celular, no caderno ou no computador. É rápido e pode ser muito eficiente. 

Vamos ao passo a passo: 

  1. Liste duas ou três metas profissionais que você quer alcançar em 2021. Nada muito longo nem detalhado;
  2. Pense o que você precisa fazer para conseguir isso. Melhorar seu inglês? Terminar a pós? Voltar para a graduação que você abandonou há séculos? Fazer um networking mais eficiente? Anote os passos;
  3. Estabeleça alguns indicadores que mostrem o quanto você está evoluindo para chegar ao seu objetivo. Por exemplo, retomar as aulas em março (do inglês, da pós, do que quer que seja), participar de pelo menos um evento para conhecer pessoas por mês etc.
  4. Coloque um lembrete mensal para acompanhar os indicadores. É algo bem rápido, mas importante para você saber o quanto está caminhando – sem sabotar seus planos.

Pronto! Suas metas profissionais para 2022 estão estabelecidas. Agora, respire fundo, relaxe e se prepare para fazer deste o melhor ano da sua carreira. Dá tempo!

BÔNUS: como evitar procrastinação?

Dá tempo, sim, desde que você consiga evitar a procrastinação. Essa palavra esquisita quer dizer deixar para depois o que você não necessariamente precisa fazer agora. Ou seja, quando falamos em metas, significa adiar pensar no assunto e, obviamente, colocar o plano em prática. Para saber mais sobre isso, confira nossos posts Procrastinação na pandemia pode piorar: veja como evitar e Não deixe a procrastinação atrapalhar a sua vida.

Para evitar que essa mania frustre seus planos, a dica é não deixar para depois. As metas são para 2022, ok, mas você pode começar agora. Reserve um tempo para cumprir suas pequenas metas no dia a dia. 

Você quer ser um expert em planilhas? Estude o assunto 20 minutos por dia. “Não tenho tempo” é a principal desculpa do procrastinador, sabia? É também uma forma de autossabotagem. Fique atento para não entrar nessa. E vamos em frente que 2022 está logo aí! 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.