Home > Carreira > Evolução profissional > Como manter a motivação no trabalho na quarentena

Como manter a motivação no trabalho na quarentena

Veja o que é possível fazer para ter dias melhores neste momento complexo

Manter a motivação no trabalho durante a quarentena é uma luta diária. Para quem está em home office, tudo parece mais lento – o computador, a conexão, o pensamento. É preciso lidar com uma série de variáveis que não existiam no escritório. Há interrupções da família, das entregas do supermercado e até do cachorro, se for o caso. É preciso preparar suas próprias refeições e até aquele café que salva a vida depois do almoço. É preciso lidar com a ausência física dos colegas naquela hora em que é preciso falar qualquer bobagem antes de retomar a concentração. E quem consegue se manter motivado assim? Não é fácil, mas você pode tentar. 

Como manter a motivação no trabalho em tempos de coronavírus

Para manter a motivação no trabalho o primeiro passo é aceitar que tudo está mais complicado do que era antes. Portanto, é bem possível que você não consiga ser tão produtivo quanto costumava ser. Algumas tarefas simples podem tomar mais tempo do que você considera aceitável, mas há algumas formas e lidar com essa situação tentando não se irritar excessivamente e entregando o que esperam de você neste momento. Vamos às dicas práticas. 

1. Programe o despertador

Não se deixe acordar natualmente às 10 horas da manhã. É um veneno para sua produtividade. Se estiver trabalhando em casa, tudo bem colocar o depertador para um pouco mais tarde, mas não deixe de fazer isso e garanta que o horário seja o mesmo em todos os dias da semana. Manter um horário certo para acordar ajuda o corpo a manter um ciclo natural de sono. Isso ajuda a não se sentir tão cansado durante o dia e ajuda também a ter sono à noite. 

2. Crie uma lista de tarefas

Nem todo mundo se dá bem com “to do lists”, mas neste momento elas podem ser boa alternativa para organizar a rotina. Organize o dia listando tudo o que você precisa fazer. Também vale incluir o que você não precisa, mas gosta de fazer. Se possível, intercale as atividades para ganhar fôlego entre os momentos de maior concentração.

3. Resolva a vida online

O momento de isolamento social pede que fiquemos em casa o máximo possível de tempo – e isso pode significar praticidade para o dia a dia. Vários serviços que eram essencialmente presenciais agora são oferecidos pela internet. Verifique o que você precisa e pode resolver dessa forma. Terapia, aula de idiomas, consultas médicas… Tire as pendências do caminho para que elas não ocupem tanto a sua mente. 

4. Defina um momento para acompanhar as notícias

Há notícias o tempo todo na internet, no celular, na tv e, se você tentar acompanhar tudo, vai acabar totalmente desmotivado e sem energia. A dica, então, é definir um horário para se atualizar. Dedique uma hora por dia, por exemplo, para ler as novidades e assistir ao jornal da tv, por exemplo. Se quiser manter alguma motivação no trabalho, por favor, não fique ligado 24 horas por dia no assunto covid-19.  

5. Chame os amigos para um “café”

Não é piada, não. Quando sentir vontade de conversar um pouco para desestressar, chame um amigo pelo whatapp ou hangouts, por exemplo, e tome um “café” com ele. Ou seja, converse sobre qualquer coisa leve, dê risada, pergunte como ele está. Esses momentos de descontração são importantes, mas costumam ser raros quando estamos trabalhando em casa sozinhos. A dica também vale para convidar o marido – ou quem mais estiver com você – para tomar um café de verdade e relaxar um pouco. 

6. Reserve um tempo para cuidar de você 

Quando trabalhamos em casa muitas vezes não nos damos conta do quanto estamos cansados e do quanto merecemos relaxar. Ainda que você esteja menos produtivo nestes dias, você merece um tempo para se cuidar e fazer o que gosta. Cuide da pele, do cabelo, da barba, faça um banho de espuma, assista à sua série preferida ou joge videogame. Faça alguma coisa para se fazer feliz. Essa prática alivia o estresse e, acredite, pode aumentar a sua motivação para trabalhar melhor no dia seguinte.

7. Resgate o seu propósito

Muito da motivação que temos para trabalhar vem do fato termos encontrado um sentido para o que fazemos, termos encontrado um propósito no trabalho. É esse propósito que faz a gente ter vontade de sair da cama para trabalhar – mesmo que seja para trabalhar ali na mesa que colocamos provisoriamente na sala. Tente descobrir o que move você e no que você pode entregar de bom com seu trabalho. 

8. Não exija demais de você 

Este não é um momento fácil, então é natural que você não seja o profissional excepcional que gostaria de ser. Não seja tão exigente com você. Aceite a complexidade da situação mundial pela qual estamos passando e dê um passo de cada vez. Em vez de ficar se perguntando até quando isso vai durar, concentre-se nas 24 horas do seu dia. Para algumas pessoas vai ser mais fácil passar por isso. Para outras, vai ser quase insuportável. Independentemente do tipo de pessoa que você consegue ser nesta quarentena, respeite-se e seja suave com você mesmo. #VaiPassar

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.