Home > Inovação > Smartphone: ferramentas facilitam sua rotina

Smartphone: ferramentas facilitam sua rotina

por Fernando Porto

Recursos e aplicativos auxiliares não tão conhecidos nos sistemas operacionais móveis podem ajudar o usuário do smartphone a ter uma vida fácil em casa e no trabalho.  Conheça agora boas dicas para o uso do sistema Android, fornecidas pela startup brasileira de segurança PSafe, e também para o sistema iOS 7 e Windows Phone – sugeridas pelas equipes da Apple e da Microsoft.

Android
1) Feche os apps em execução – Saber como fechar um app quando necessário é útil, uma vez que ele pode estar se comportando mal ou deixando o telefone lento. Para fechar um app em execução, vá em Configurações e selecione a opção Aplicativos. Em seguida, escolha o app que você deseja fechar e clique em “Forçar parada”.
2) Alternar entre vários apps – Às vezes o usuário vai querer alternar entre apps sem perder os dados do aplicativo que está executando. Para alternar entre os programas abertos, toque no ícone Aplicativos Recentes e toque no ícone do app desejado para mudar instantaneamente. Você pode apagar apps recentes nesta lista arrastando-os na direção oposta do menu.
3) Desinstalação total – O Android oferece uma solução nativa para deletar aplicativos, mas informações deles podem permanecer no celular. Por isso, o app Psafe Total – gratuito – pode ser baixado para eliminar todos os registros de um app no smartphone, aumentando a velocidade de processamento. Abrindo  o Psafe Total, no menu superior, clique em “Controle”, seguido  por “Aplicativos” e “Desinstalador”. Na lista de apps, selecione aqueles que você deseja eliminar do seu telefone.

iOS 7 – Recursos do iPhone 5
1) Mínimo de esforço para tarefas – 
A Central de Controle dá acesso rápido aos comandos e apps que parece que o usuário sempre precisa. É só deslizar para cima em qualquer tela, inclusive na tela bloqueada, para fazer coisas como mudar para modo avião, ativar o Bluetooth, habilitar e desabilitar Wi-Fi ou ajustar o brilho da tela. Pode-se até iluminar o que quiser com a nova lanterna.
2) Câmera mais sofisticada –
O app Câmera do iOS 7 coloca todos os formatos de fotos disponíveis — normal, vídeo, panorama e agora quadrado — na frente e no centro. Basta deslizar para fazer o que quiser rapidamente. Com os novos filtros, há mais recursos para cada imagem: dar uma aparência retrô, aumentar o contraste, ou transformar em preto e branco.
3) AirDrop –  Existem várias maneiras de mandar uma foto ou documento para alguém. Mas se a pessoa estiver ao seu lado, parece desnecessário enviar uma mensagem de texto ou e-mail. Ao entrar no AirDrop para iOS (disponível apenas a partir de iPhone 5), você pode mandar fotos, vídeos, contatos, links de sites, mapas etc de qualquer app que tenha um botão Compartilhar. É só dar um toque no compartilhamento e selecionar com quem quer compartilhar alguma coisa. O AirDrop faz isso via Wi-Fi e Bluetooth e nem precisa configurar.

Windows Phone (recursos do 8.1, previstos para junho)
Teclado Word Flow: O teclado do Windows Phone é inteligente o suficiente para aprender o seu estilo de escrita e até mesmo conhecer os nomes de pessoas da sua lista de contatos para uma digitação mais rápida. A nova versão do Word Flow permite que você deslize seus dedos sobre as teclas para escrever com muito mais rapidez.
Skype: O novo app Skype para Windows 8.1 está totalmente integrado com o discador do telefone. Assim, se você estiver em uma chamada, poderá rapidamente dar um “upgrade” a uma simples ligação, transformando-a em uma chamada de vídeo Skype com apenas um toque. Ou seja, se você está num ambiente Wi-FI, transforma uma ligação taxada em gratuita.
Rastreador de rede: O Wi-Fi Sense conecta o celular automaticamente a hotspots públicos gratuitos que ele encontrar, ajudando a economizar seu plano de dados. E, se o usuário quiser, pode dar opt-in para permitir que seus amigos e contatos tenham acesso seguro e automático à rede Wi-Fi da sua casa.