Home > Inovação > Robôs também fazem sua Copa do Mundo

Robôs também fazem sua Copa do Mundo

Evento deve reunir 600 equipes de 50 países. E 2 mil super robôs.

por Fernando Porto

A Copa do Mundo de futebol foi um sucesso mundial, com elogios de visitantes e jornalistas estrangeiros, graças à alegria e cordialidade do povo brasileiro. No campo, jogos de encher os olhos, mas, para a torcida brasileira, foi um torneio para ser esquecido por causa dos humilhantes resultados da Seleção Brasileira na semifinal. Como consolo para a atuação “perna-de-pau” do escrete canarinho, entra em campo agora nossa equipe “perna metálica”, para o RoboCup 2014, um campeonato mundial de futebol de robôs que se inicia neste sábado, dia 19, e prossegue até 25 de julho. É a primeira vez que a competição acontece no Brasil – em João Pessoa (PB) – já que, em ano de Copa do Mundo, o evento é feito uma semana após o torneio da Fifa e no mesmo país-sede.

Segundo os organizadores, a RoboCup2014 deverá atrair mais de 60 mil visitantes para o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na capital paraibana. Os participantes, em torno de 4 mil pessoas, incluem os pais de 1.500 crianças e adolescentes que competirão com cerca de 2 mil robôs inteligentes. A organização calcula um total de 600 equipes de 50 países. O projeto é de responsabilidade da RoboCup Federation e foi organizado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com dezenas de universidades brasileiras.

A escolha da Paraíba pode ser uma surpresa para pessoas de outros Estados, acostumadas a acompanhar eventos de robótica no sul do País. No entanto, para as autoridades paraibanas, não é tão surpreendente o fato, pois o Estado tem vários talentos precoces que estudam essa ciência. Para se ter uma ideia, 150 times paraibanos vão disputar as competições de modalidade prática da chamada Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cuja etapa mundial ocorre durante esta RoboCup. Com esse número de participantes, a Paraíba assume o segundo lugar em número de inscritos (15%), perdendo apenas para São Paulo.

robocup 2014

“A RoboCup é a fase mundial da Olimpíada Brasileira de Robótica e acreditamos que a ida do evento para a Paraíba tenha sido uma grande alavanca para a robótica no Estado”, explicou a presidente geral da RoboCup 2014 e vice-coordenadora da OBR, Esther Luna Colombini.

O futebol de robôs representa a maior parte das modalidades do torneio, que inclui ainda competições de dança e desafios de resgate. Nestes últimos, vence o jogador que desenvolver robôs autônomos que tomem decisões inteligentes e rápidas enquanto trabalham juntos em um ambiente de mudanças. Haverá também oficinas, exposições interativas e workshops. Destaque também para o RoboParty, de 21 a 23 de julho, um evento pedagógico que reúne equipes de no máximo 4 pessoas (normalmente um adulto e três jovens) para ensinar a construir robôs autônomos móveis de uma forma divertida, com o apoio por tutores qualificados.

Após a montagem, os estudantes vão aprender “como programar o robô.” Depois, os jovens têm a oportunidade de comparar os seus robôs com outras equipes, para aumentar a sua motivação e prosseguir na sua aprendizagem em robótica. As melhores equipes de cada desafio receberão prêmios especiais. Já o 18 º Simpósio Internacional propõe apresentação e discussão de contribuições científicas para uma variedade de áreas de pesquisa relacionadas a todas as divisões da robótica.

Serviço
RoboCup 2014
Centro de Convenções “Poeta Ronaldo Cunha Lima”
PB 008, km 5 – Pólo Turístico Cabo Branco, João Pessoa (PB)
Horários: De 21 a 24 de julho, está aberto ao público (entrada gratuita) das 9h às 19h. Dias 19 e 20 são restritos aos participantes das competições .
Mais informações no site do evento.