Home > Inovação > Futurecom volta a São Paulo em outubro

Futurecom volta a São Paulo em outubro

O Brasil é atualmente o quarto maior mercado de TI e Telecom no mundo

por Fernando Porto

Depois de dois anos no Rio de Janeiro, o Futurecom, maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina, volta a ser realizado em São Paulo de 13 a 16 de outubro de 2014, no Transamérica Expo Center. “A expectativa é de um público 15% maior em relação à última edição”, estimou Luis Alberto Veiga, vice-presidente da Provisuale, empresa organizadora do evento. Mais de 15 mil participantes de 52 países estarão no evento. Em entrevista ao VAGAS Profissões, o empresário analisou o mercado de trabalho atual.

O mercado continua em crescimento desde o último Futurecom?
Sem dúvida. O mercado de TI e Telecom é um dos setores da economia brasileira que mais têm crescido – e consistentemente. Para algumas empresas, o crescimento anual é de dois dígitos ao ano. Por conta da crescente demanda tecnológica e modernização da infraestrutura do país, o segmento tem apresentado altos índices de investimento anualmente e a tendência é que isso continue se verificando pelo menos até 2017. O Brasil é atualmente o quarto maior mercado de TI e Telecom no mundo, depois dos EUA, China e Japão.

É possível estimar quantos profissionais estão empregados no Brasil?
Estima-se que atualmente existam cerca de 1,5 milhão de brasileiros empregados no setor da TI. De acordo com as estimativas da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), continuará havendo uma crescente demanda e disponibilidade de vagas de emprego neste setor e, até 2020, cerca de 750 mil novas vagas de emprego deverão surgir no Brasil – que já é o 7º maior mercado de emprego na área TI em todo o mundo.

O que o evento pode trazer de oportunidades para os jovens profissionais de TI? Há alguma área especial de incentivo?
O Futurecom apresenta sempre excelentes possibilidades de negócios para as empresas que expõem e para as que visitam, mas também é uma ótima oportunidade para os profissionais se encontrarem, fazerem seu networking profissional. Além disso, voltaremos a apresentar este ano a Startup Session, que dá grande visibilidade de mercado e funciona como um estímulo para os empreendedores e desenvolvedores brasileiros de novas soluções de TI.

Há estimativa recente do faturamento que essa indústria movimenta no Brasil?
Em 2013, o mercado nacional fechou o ano com um aumento de faturamento de 9,5% e, para este ano de 2014, se prevê que o crescimento brasileiro atinja novamente os 9,2%, acima do estimado para a América Latina (8,2%) e o restante do mundo (4%) – com um faturamento total de US$ 175 bilhões (cerca de R$ 422 bi), segundo a projeção da consultora IDC.