Home > Inovação > Aplicativos para ajudar sua rotina – e de graça

Aplicativos para ajudar sua rotina – e de graça

por Fernando Porto

Hoje em dia, torna-se quase impossível ter uma rotina de trabalho com uso exclusivo de PC ou notebook e que excluam os tablets e smartphones. Na era da nuvem e da mobilidade, há aplicativos essenciais para que tenhamos acesso aos arquivos a qualquer momento – na visita ao cliente, no carro ou em viagens. Selecionamos quatro apps gratuitos que se destacam como mais procurados tanto da Apple Store (sistema iOS)  e da Google Play (Android). São versões mais enxutas de programas essenciais, que são verdadeiros assistentes virtuais.

Microsoft Office Mobile
A Microsoft liberou finalmente o Office Mobile para uso gratuito, um fato comemorado principalmente por usuários de iPhones e iPads, que sofriam para abrir documentos Word e Excel em seus dispositivos.  Obviamente que a empresa de Bill Gates não iria chegar ao extremo da generosidade e limitou os programas apenas para uso doméstico – com a única exigência de se criar um hotmail para funcionamento na “nuvem”. Para quem precisa de uso com mais funcionários, será necessária uma assinatura qualificada do Office 365 para criação e edição de documentos. Para uso individual, já é possível visualizar e editar seus documentos do Word, Excel e PowerPoint nas telas de smartphones e tablets (há também versão para sistema Android) .

Com maior suporte para gráficos e animações,  a versão mobile fica bem próxima da original dos PCs. É possível também exibir e editar documentos do Office anexados às mensagens de email. Outra vantagem é poder retomar automaticamente a leitura de um documento do Word em seu dispositivo, por meio da nuvem (One Drive), no mesmo trecho em que o usuário parou durante a exibição em seu PC.

Dropbox
Com bom tempo de experiência na estrada, o Dropbox, em sua versão mais atual, continua sendo o aplicativo preferido de muitos usuários que querem levar seus documentos, fotos e vídeos para qualquer lugar e compartilhar sem complicações. Pode-se acessar qualquer arquivo que salvar no Dropbox em todos computadores, smartphones e tablets (Apple e Android) ou no próprio site do Dropbox. Claro que a versão gratuita não oferece tanto espaço de armazenamento – 2 GB – mas pode ser uma mão na roda para se levar uma cópia de uma apresentação, de vídeo ou relatórios.

A novidade da nova versão é que os usuários do Dropbox para Empresas podem agora acessar tanto sua conta de Dropbox pessoal quanto a do trabalho. Outros recursos interessantes é a possibilidade de compartilhar links para arquivos grandes sem a chateação de anexos pesados de e-mail e também a visualização off-line rápida, adicionando arquivos para a pasta “Favoritos”.

Pages
Apesar do bem-vindo acesso gratuito do Office Mobile, alguns usuários de iPhone e iPad ainda apontam limites no produto da Microsoft para o Word  – falta de alguns botões, por exemplo – e preferem manter esse bem sucedido processador de textos da Apple para dispositivos móveis. Criado especialmente para iPad e iPhone, ele é compatível com os movimentos multitouch e smart zoom e ajuda muito na urgência de  relatórios, currículos e outros documentos. Possui mais de 60 modelos e permite também formatar textos, usando fontes e estilos predefinidos, além de recursos como controle de alterações, comentários e destaques no  documento. Também é fácil para o usuário importar e editar arquivos do Microsoft Word e exportá-los em outros formatos, como ePub e PDF.

O acesso é bem rápido também para qualquer parte do seu documento com o uso do navegador de páginas, que mostra uma miniatura. Outras facilidades: inserir fotos e vídeos no documento, usando o Navegador de Mídia;  acionar ajuste de texto automático para envolver imagens;  ilustrar dados com gráficos interativos de colunas, barras, dispersão e balões. Com o acesso ao iCloud, os colegas de trabalho que possuírem um link para um documento compartilhado terão acesso à versão mais recente e poderão editar o conteúdo. O fabricante observa que alguns recursos precisam de acesso à Internet.

myMail – Gerenciador de e-mails grátis
Esse aplicativo gratuito da MY.COM – disponível para Apple e Android – é ideal para quem tem muitos e-mails de contas diferentes, gerenciando mensagens de Gmail, Hotmail, Live, Outlook, MSN, iCloud, AOL e Yahoo. O aplicativo também é compatível com qualquer email que aceite IMAP e POP3. Com interface simples e amigável, o usuário pode, por meio de simples toques dos dedos, ler, responder e  encaminhar rapidamente os e-mails. Outros recursos são: notificações instantâneas sobre novas mensagens – mesmo se o seu serviço de e-mail não for compatível com esse recurso – e  filtragem de contas com base em pastas, redes sociais, domínios ou endereços de e-mail.

Outra vantagem é que, ao compor ou encaminhar mensagens, o myMail sugere contatos da agenda de endereços do dispositivo e também das agendas de todas as contas de e-mail. Para usuários preocupados com segurança, o programa garante, tanto em rede wireless pública como privada, que os dados serão sempre criptografados para proteger as informações de e-mails.