Home > Inovação > Ajudinha virtual – e gratuita – nas provas

Ajudinha virtual – e gratuita – nas provas

Aplicativos podem auxiliar estudantes que vão prestar vestibular

por Fernando Porto

O vestibular, a época mais importante do jovem estudante, está chegando. Além dos cursinhos tradicionais, a tecnologia dá uma mão com bons aplicativos gratuitos para smartphones e tablets. Conheça algumas opções:
Sistema iOS (iPhone e iPad)

Passei! ENEM
Desenvolvido por Ronaldo Lacerda, o aplicativo oferece um banco de mais de 500 questões atualizadas do ENEM e sem necessidade de conexão à internet, após baixá-lo na Apple Store. Outros recursos: adição de comentário em qualquer questão e opção de sinalizar questões. Também o resultado da “prova rápida” é dividido por matéria e com a opção de salvar no seu álbum de fotos.

Leitura e Companhia – Vestibulares
O programa, da Digital Pages, aborda as obras literárias constantes da lista da Fuvest e Unicamp. O vestibulando pode assistir a vídeo-aulas sobre os livros e realizar a leitura dos e-books. Cada uma das questões é acompanhada de gabarito e resolução comentada em áudio. Ao final da leitura, terá uma espécie de simulado sobre cada uma das obras.

Simuladão
Desenvolvida pela TheSoft, de Aline Andrade de Oliveira Baramarchi, o Simuladão FURB é um jogo no qual o estudante responde uma pergunta real por dia e vai conquistando pontos e troféus. É possível, assim, ter uma noção precisa do seu desempenho geral e por área.

Quase.la
O app da empresa Interação, tem questões do ENEM de 2010 em diante. É possível escolher entre cinco planos de estudo pré-definidos – de 20 a 360 questões – ou montar seu próprio plano de estudo. Todos são armazenados para consultá-los e descobrir quais questões foram acertadas.

Sistema Android

EstudaVest – ENEM e Vestibular
Desenvolvido pela VitorGGA , oferece as questões cadastradas no site a partir da escolha de disciplina e área específica. O vestibulando pode responder por disciplina, gerar simulados, participar de desafios, acompanhar seu desempenho por gráficos e ver sua posição no ranking nacional. Observação: o acesso é gratuito para até 20 questões por dia.

Simulado ENEM Vestibular FREE
No aplicativo da Jcode Sistemas, o estudante testa seus conhecimentos para o ENEM através de 25 perguntas. Na versão completa deste programa (R$ 2,21), há a opção de acessar centenas de perguntas, além de responder um simulado completo, com a mesma quantidade de questões e tempo que o ENEM.

Perguntah! Enem e Vestibular
O produto da Persea Labs , permite que estudantes e professores criem, votem e baixem mais de 7.500 questões. Entre as novidades da última versão, destacam-se a categoria “vídeo-aulas”, que são atualizadas diariamente, e os simulados dos ENEMs 2012 e 2013.

AcheProvas – ENEM e Vestibular
Desenvolvido por Marcony Felipe, o app permite acesso a um grande banco de provas de vestibular e ENEM, digitando apenas a sigla da universidade, do ano e até da etapa. É possível clicar para baixar quantas vezes quiser, pois o aplicativo armazena todos os arquivos.

AppProva
O AppProva, da EI&T, é um jogo com o qual o vestibulando testa seus conhecimentos em questões do ENEM e dos principais vestibulares em mais de 9 mil questões , contemplando tanto questões do modelo tradicional quanto questões multidisciplinares. Outro recurso é jogar online com os amigos e, a cada semana, acessar um ranking com os vencedores.

Ligado no Enem
Este app, da Fábrica de Aplicativos, (site www.ligadonoenem.com), oferece dicas de professores de cursinhos preparatórios que já ajudaram mais de 40 mil alunos em aulas presenciais e mais de 320 mil no curso online.