Home > Busca de emprego > Candidaturas > 5 dicas para receber indicação para vaga de emprego

5 dicas para receber indicação para vaga de emprego

Veja como você pode ser recomendado por ex-chefes e amigos que conhecem seu perfil e seu trabalho
homem e mulher conversam animados em local de trabalho

Conseguir uma indicação para vaga já foi visto, no passado, como algo ilícito, que poderia beneficiar determinadas pessoas independentemente da sua capacidade para assumir determinadas funções.

Essa ideia fez com que esse tipo de indicação ganhasse o apelido pejorativo de “QI”, que faz uma relação entre o “Quociente de Inteligência”, que é um valor obtido por meio de testes para avaliar a inteligência de uma pessoa, e o “Quem Indica”, que não tem qualquer relação com a capacidade cognitiva de um profissional.

Hoje em dia, no entanto, ser indicado para uma vaga pode ser uma forma totalmente legítima de participar de um processo seletivo.

O que significa receber indicação para vaga?

É verdade que antigamente os “QIs” seguiam critérios pouco claros e, muitas vezes, eram baseadas apenas em interesses pessoais.

Isso mudou bastante nos últimos anos, principalmente porque as empresas passaram a buscar pessoas que tenham um comportamento considerado adequado para fazer parte da sua equipe, e assumir determinadas funções.

Na linguagem do RH, esse tipo de seleção é chamado de seleção por valores e, como o nome indica, leva em conta os valores pessoais dos candidatos.

Ou seja, a empresa não quer saber apenas a formação ou a experiência que ele tem. Ela quer conhecer seus propósitos de vida e, muitas vezes, dá mais peso a eles do que a uma formação de primeira linha, por exemplo. 

E onde entra a indicação para vaga nessa história?

As empresas entendem que pessoas que já estejam trabalhando ou já tenham trabalhado lá dentro tenham capacidade de indicar outras pessoas que tenham um perfil parecido com o delas, que seja adequado para completar a equipe. 

Esse novo “QI”, no entanto, não garante que a pessoa indicada seja contratada apenas por ter recebido uma indicação, é apenas o primeiro passo para um candidato ser considerado no processo seletivo.

É como se o seu currículo viesse com o aval de alguém que já trabalha (ou já trabalhou) na empresa, indicando que se trata de um candidato com potencial para se adequar e possivelmente com capacidade técnica para cumprir as atividades propostas pela vaga.

Como receber uma indicação para vaga

Para receber uma indicação para vaga você precisa primeiramente construir uma boa rede de contatos, ser uma pessoa confiável e realizar suas atividades da melhor forma possível.

Vamos detalhar melhor cada ponto: 

1. Mantenha uma boa rede de contatos

O primeiro passo para ser indicado para uma vaga de emprego é se fazer lembrar.

Para isso, você precisa construir relacionamentos sinceros em todos os lugares por onde passar – isso inclui desde a vizinhança em que você cresceu, a escola que frequentou até, claro, a faculdade e os empregos por onde passou. 

Além disso é importante manter esses contatos ativos, claro, sem ser pedante. Confira como fazer networking sem se tornar um chato.

2. Seja uma pessoa agradável

Isso significa ter autocontrole para não entrar em conflitos desnecessários e não ser conhecido como alguém de “temperamento explosivo”, mesmo que isso seja difícil às vezes.

É preciso considerar que a pessoa que vai indicar você para determinada vaga precisa se sentir segura de que essa indicação não vai prejudicar a sua carreira ou o seu desenvolvimento na empresa. 

Veja algumas dicas para lidar com conflitos no trabalho.

3. Trabalhe firme e mostre seus resultados

Ninguém indica um profissional sabendo que ele não trabalha bem.

Ou seja, se você quer receber uma indicação precisa desde sempre trabalhar com afinco para ter boa performance e surpreender positivamente.

Boas entregas e boa performance também são excelentes formas de se fazer lembrar. 

Por isso é importante ter foco em resultados e mostrar o sucesso do seu trabalho, sempre.

4. Nunca feche as portas ao deixar uma empresa

Manter bom relacionamento com ex-chefes e ex-colegas possivelmente seja a melhor forma de obter indicações para vagas.

Pessoas que já trabalharam com você tendem a conhecer seu temperamento e também sua capacidade profissional.

Se você mantiver uma boa relação com elas, maior é a chance de elas lembrarem de você quando tiverem oportunidade de fazer uma indicação.

Além disso, empresas costumam valorizar muito indicações e referências de ex-chefes. 

Pensando nisso, veja algumas dicas de como aumentar a empatia no trabalho.

5. Deixe as pessoas saberem que você está procurando emprego

Se você estiver desempregado, é importante fazer com que seus contatos saibam que você está procurando emprego e quer ser indicado para uma vaga de emprego sempre que possível.

Não há problema algum em abrir o jogo e falar sobre isso com pessoas em quem você confia e que confiam no seu trabalho. 

Por fim, vale lembrar que sempre que você receber uma indicação para vaga, ainda que não seja contratado, precisa agradecer quem o indicou e, sempre que possível, fazer o mesmo por ela. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.