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Experiência Profissional: como escrever no currículo?

Veja como seu currículo pode se destacar nos processos seletivos
mulher loira em um escritorio sorrindo

O campo “experiência profissional” ajuda o recrutador a entender melhor sua trajetória. Veja neste post como preenchê-lo de forma correta e atrativa. 

5 formas de valorizar sua experiência profissional

Escrever um currículo pode ser assustador, especialmente se você não tem ainda a melhor (ou maior) experiência profissional do mundo para relatar. É possível que seu último emprego não demonstre todo o potencial que você tem e, além disso, esteja longe do que você busca para sua carreira.

Não se preocupe. Há muitas formas de tornar seu histórico profissional e suas qualificações interessantes para os recrutadores perceberem que você é a pessoa que eles estão procurando.

1. Use a voz ativa

Um segredo para tornar os seus feitos mais atraentes no currículo é usar a voz ativa no lugar da voz passiva.

Por exemplo:

Voz ativa: Eu criei uma campanha de mídia social.

Voz passiva: Uma campanha de mídia social foi criada por mim.

Percebeu a diferença? Na voz ativa, você coloca suas conquistas no centro da frase, destacando a sua contribuição. Além disso, a leitura é mais rápida e direta, o que valoriza os 30 segundos que o recrutador terá, em média, para ler o documento.

Vale a pena revisar seu currículo e substituir qualquer voz passiva que esteja por lá. Os verbos de “ação” podem variar entre desenvolver, organizar, avaliar, coordenar, alocar e executar, por exemplo.

Veja também um guia para fazer o melhor currículo da sua vida.

2. Utilize palavras-chave

Distribua (de forma adequada, claro) pelo seu currículo as palavras-chave que compõem a descrição da vaga que você quer conquistar.

Essa estratégia torna seu currículo encontrável pelas ferramentas de busca que fazem a primeira triagem de candidatos. Além disso, demonstra ao recrutador que você é ideal para a posição que ele precisa preencher.

Para fazer isso, siga estes passos:

1 – Leia atentamente o anúncio da vaga e verifique quais competências/características exigidas no texto você tem;

2 – Utilize os termos exatamente como a empresa utilizou. Por exemplo, se o anúncio exige “experiência em gestão”, não troque a palavra por “experiência em gerenciamento”. Lembre-se de que o “robô” pode não entender a semelhança entre os dois termos.

3 – Tenha o cuidado de incluir as palavras-chave de forma adequada pelo currículo. É preciso que o texto faça sentido porque ele também será lido por seres humanos.

3. Corte informações irrelevantes

Se você ajustar o currículo à vaga em questão, mais sucinto, direto e objetivo ele estará. Ou seja, o recrutador rapidamente perceberá o quanto você é adequado para a posição.

A dica, então, é depois de incluir as palavras-chave no seu currículo, delete competências e conhecimentos que não estejam relacionados à posição que você quer ocupar.

Isso não significa que você deve simplesmente excluir as experiências não relevantes do seu histórico. Não faça isso – ou seu currículo ficará cheio de lacunas. Apenas reduza o nível de detalhes do que não é realmente relevante no momento.

4. Mostre evidências

Outro segredo para tornar o currículo mais impressionante é apoiar com evidências as habilidades e competências que você quer demonstrar que tem.

Por exemplo, você pode escrever “Tenho boa comunicação “, mas isso não prova sua capacidade.

O melhor é demonstrar como você aplica essa competência. Por exemplo: “Utilizei minha capacidade de comunicação para gerenciar com sucesso uma equipe de três assistentes de loja. Como resultado, nossa equipe superou as metas nacionais de vendas da empresa”.

Dessa forma, você tem mais chances de persuadir o recrutador e mostrar que é um candidato forte.

5. Use números e estatísticas

Você também pode trazer um pouco de entusiasmo ao seu histórico profissional apresentando números que demonstrem resultados e conquistas.

Veja a diferença que eles podem fazer:

– Liderei um projeto de engenharia de R$ 4 milhões e uma equipe de 20 pessoas.

– Conseguimos aumetnar as vendas anuais de comércio eletrônico em 50% em um ano.

– Fui responsável pelo treinamento de novos funcionários de varejo em grupos de até 30 pessoas.

Números e as estatísticas provam que você é um empreendedor – característica que todos os empregadores valorizam. As dicas são do The Guardian.

Exemplos de experiência profissional

Agora que você já sabe como deve ser esse campo, que tal ver alguns exemplos do que você pode ou não colocar no seu currículo?

Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz

Incorreto:

Trabalho há 2 anos em uma ONG

Correto:

ONG Dona Carochinha
Fundada em 2016, a ONG cuida de aproximadamente 100 crianças e adolescentes de baixa renda

set.2016 a atual – Captação de Recursos (Vendedora de Rifas)

  • Venda de rifas para financiamento da festa junina e de natal
  • Ações de marketing para promoção da campanha via WhatsApp e nas redes sociais da ONG (Facebook e Instagram)
  • Compra e entrega dos prêmios
  • Elaboração de relatórios de vendas

Principais resultados: lucro de cerca de R$ 1.000 por evento.

Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo

Incorreto:

Rotinas administrativas em geral

Correto:

Bugou Ltda
Empresa brasileira de pequeno porte fundada em 2012. É especializada na manutenção e assistência técnica de computadores, notebooks e celulares de todas as marcas.

jul.2016 a atual – Assistente Administrativo

  • Emissão de notas fiscais
  • Gestão de contratos com fornecedores
  • Atendimento ao cliente
  • Cobrança de inadimplentes
  • Elaboração de planilhas financeiras

Principais resultados: após a organização dos contratos, recuperei mais de R$ 30.000 em peças de reposição que não haviam sido entregues.

Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno

Incorreto:

Radical S/A
Área Financeira – Pleno (atual)

  • Criação de planilhas, entre outras atividades

Balões que voam Ltda

Área Financeira – Júnior (2013 a 2017)

  • Baixas de documentos, classificação e provisões de pagtos

Correto:

Radical S/A
Empresa mexicana de médio porte fundada em 2010. É especializada na confecção e venda de paraquedas profissionais.

set.2017 a atual – Analista Financeiro Pleno

  • Gestão de fornecedores (contabilidade e departamento pessoal)
  • Lançamentos bancários
  • Atualização de informações financeiras no sistema SAP
  • Análise de relatórios de venda da matriz
  • Elaboração de planilhas financeiras e apresentações para a gerência

Principais resultados: após a criação de fórmulas e tabelas dinâmicas nas planilhas da área, reduzi em 50% o tempo de criação dos relatórios mensais (de 10 para 5 horas).

Balões que voam Ltda

Empresa brasileira de médio porte fundada em 2005. É especializada na criação de experiências aéreas para eventos corporativos e casamentos.

ago.2015 a jul.2017 – Analista Financeiro Júnior

  • Gestão de boletos no sistema TOTVS
  • Cobrança de inadimplentes
  • Apoio a área fiscal
  • Contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal)

Principais resultados: após assumir a cobrança, recuperei mais de R$ 10.000 em pagamentos pendentes.

jan.2013 a jul.2015 – Assistente Contábil

  • Conciliação bancária
  • Provisão de mensal de despesas
  • Conferência de guias de recolhimento de impostos

Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos

Incorreto:

Revelinu S/A

Coord. de RH (set.2015 a ago.2018)

  • Gestão do time e relatórios

Aquário Ltda

Analista de Recursos Humanos/Business Partner Pleno (jan.2006 a ago.2015)

Atendimento a áreas internas

Correto:

Revelinu S/A

Empresa britânica de grande porte fundada em 1939. É uma das maiores companhias de bens de consumo do mundo, produtora de alimentos a artigos de higiene e beleza.

mai.2017 a ago.2018 – Coordenador de Recursos Humanos

  • Coordenação de um time de 15 analistas de R&S e T&D
  • Liderança do projeto de desenvolvimento da equipe de BPs (5 pessoas), com nota de satisfação média de 98%
  • Gestão de indicadores da área e report em inglês para a matriz/USA)
  • Interface direta com o Diretor de RH Latam

set.2015 a abr.2017 – Analista de Recursos Humanos/Business Partner Sênior

  • Atendimento a área de vendas e marketing (aprox. 100 pessoas, entre analistas e especialistas)
  • Liderança do projeto de grupos de coaching para gestores (10 turmas feitas, nota média de satisfação de 97%)
  • Implantação do programa de incentivo de vendas (aumento de 3x nas receitas se comparado com o mesmo período no ano anterior).

Aquário Ltda

Empresa brasileira de grande porte fundada em 2010. Sua rede de franquias de cosméticos é a maior do país e a companhia é a campeã do setor de bens de consumo – higiene e beleza.

mai.2013 a ago.2015 – Analista de Recursos Humanos/Business Partner Pleno

  • Atendimento a área financeira e de tecnologia (aprox. 50 pessoas, entre estagiários e analistas)
  • Implantação do projeto de avaliação 360º (nota média de satisfação = 95%)
  • Execução e análise de pesquisa de clima (2 ciclos anuais completos realizados)

jan.2010 a abr.2013 – Analista de Treinamento e Desenvolvimento Pleno

  • Elaboração de portfólio de cursos e trilhas de aprendizagem (15 cursos criados, nota média = 4.5 de 5)
  • Condução de treinamentos internos e integrações de novos colaboradores

set.2009 a dez.2010 – Analista de Treinamento e Desenvolvimento Júnior

  • Participação do projeto de Educação Corporativa conduzido pelo time
  • Criação de relatórios gerenciais, indicadores de treinamento e planos de ação
  • Participação do projeto de avaliação de desempenho (mais de 160 colaboradores avaliados, nota média de 94%)

jan.2006 a ago.2009 – Assistente de Recrutamento e Seleção

  • Atendimento ao time de tecnologia (gestão de 4 processos simultâneos, em média)
  • Gestão de todas as etapas do processo seletivo, desde o levantamento de perfil até a divulgação da vaga, seleção dos currículos, entrevistas e contratação (SLA de fechamento de vaga = 45 dias)

Ufa, quantos exemplos, não é mesmo? Se você quiser verificar como preencher corretamente outros campos como o de resumo profissional, acesse o passo anterior através do link no final deste post.

Dica extra: leia a descrição de alguns anúncios em sua área e considere colocar as principais funções exigidas em seu currículo (claro, apenas as que você possui experiência).

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*Thayane Fernandes, autora do post, começou sua carreira como recrutadora e se especializou em Marketing e Mídias Digitais. Ela escreve artigos sobre carreira e trabalhou na VAGAS.com entre 2013-2019.