Home > Educação > Estude em casa e aprenda programação de graça

Estude em casa e aprenda programação de graça

Veja como você pode conquistar uma vaga nesse mercado que se mantém aquecido no Brasil
jovem estuda em casa para aprender programação

A área de programação está aquecida e tem muitas oportunidades de emprego. Se você se interessa por programação e quer entrar nesse mercado, nossa dica é que você estude em casa – e sem pagar nada por isso. Quer ver como é possível?

Como começar a aprender programação sozinho?

Para começar a estudar programação sozinho, você precisa basicamente de um computador com acesso à internet. Existem vários sites que oferecem cursos ligados à programação de forma gratuita. Aprendendo a programar, você pode criar apps, games e sites, por exemplo. 

Quais linguagens de programação estudar?

De acordo com o IEEE Computer Society, que listou as linguagens de programação que os profissionais devem aprender para trabalhar nessa área, o ideal é que todo programador tenha conhecimento de uma linguagem próxima ao sistema (C, Go ou C ++), uma linguagem orientada a objetos (Java ou Python), uma linguagem de programação funcional (Scala) e uma poderosa linguagem de script ( Python e JavaScript).

Sua lista de linguagens essenciais é a seguinte:

1.  Python

2.  Kotlin

3.  Java

4.  JavaScript/ NodeJS

5.  TypeScript

6.  Go

7.  Swift

Vai estudar em casa? Veja as dicas de quem é experiente no assunto

Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, a analista de web marketing Letícia Vicenzi da Silva, decidiu fazer cursos online para acompanhar as mudanças que não param de acontecer na sua área. 

Para as aulas, ela só precisava de um notebook com internet mesmo. “Não gosto muito de usar o celular para estudar, porque no computador o manejo é mais fácil e também porque consigo fazer anotações de forma rápida”, afirma. 

Para quem está começando, suas dicas são:

  • descobrir o melhor lugar para se concentrar, de preferência sem televisão ou outras coisas que possam tirar sua atenção;
  • se for usar o celular, tire as notificações das redes sociais ou ative o “não perturbe” para não ter interrupções;
  • tente reservar um tempo para o estudo. O ideal é não estudar enquanto faz refeições ou qualquer outra coisa;
  • pesquise pessoas que já fizeram os cursos que você pensa em fazer para ver se são bons e se realmente têm um bom conteúdo.

Letícia afirma que os cursos ajudaram muito porque, embora aprenda a prática no trabalho, saber a teoria é um grande diferencial. “Os cursos enriqueceram o meu currículo”, diz ela. “Muitas empresas em que eu trabalhei me chamaram por causa deles”, afirma.

Aprenda programação de graça: plataformas e ferramentas

Existem muitas plataformas que oferecem cursos gratuitos de programação para quem quer estudar em casa. Confira alguns deles para dar seus primeiros passos. 

Coursera

A Coursera oferece cursos em várias áreas e são várias as opções em programação, inclusive de materiais e lições gratuitos. Na plataforma você pode aprender desde raciocínio lógico e introdução à programação até começar a se arriscar em Python, Java, HTML e Programação IoT (Internet das Coisas). 

BitDegree

O BitDegree tem opções de cursos gratuitos, inclusive para quem quer desenvolver games. Entre eles estão “Como aplicar a matemática nos jogos de videogame: guia em vídeo completo” e “Guia de desenvolvimento de jogos Unity para iniciantes”.

Code Academy

O Code Academy é uma plataforma específica para quem quer aprender códigos. Ele tem um bom material que explica cada linguagem de programação e oferece vários tipos de acesso, inclusive o gratuito, com lições interativas e práticas diárias. A única questão é que o site é todo em inglês.

Khan Academy Brasil

A plataforma Khan Academy oferece desde cursos de introdução à programação até níveis avançados de algumas das principais linguagens, como JavaScript. Todo o material é bem estruturado e dividido em blocos. Há opções como Unidade: Introdução a HTML/CSS: criação de páginas Web e Introdução a JavaScript: Desenho & Animação. 

Udemy 

A Udemy é uma plataforma gigantesca que oferece cursos em diversas áreas, incluindo a de programação. Existem opções gratuitas e pagas para aprender sobre desenvolvimento de sistemas, games, aplicativos e aplicações móveis, criação de sites de e-commerce, entre outros. 

Bônus: como é a carreira de um programador?

O programador é um profissional da área de tecnologia de informação. Sua função basicamente é a de desenvolver sistemas para aplicativos de todos os tipos – bancos, mensagens, compras etc -, jogos, sites, entre outros. 

Em geral, os programadores atuam em uma destas quatro áreas:

  • desktop (desenvolvendo programas para o computador);
  • web (quando desenvolvem aplicações para a internet);
  • mobile (para apps de celular e tablet); e
  • games (quando criam jogos para qualquer plataforma).

Já faz tempo que a função do programador está em alta e assim ela deve permanecer por um bom tempo. No VAGAS.com.br há quase 2,5 mil vagas de emprego para programador

Em geral, as oportunidades já especificam as linguagens que o programador precisa dominar. 

Os salários variam de acordo com a experiência e as linguagens em que o programador é especialista. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.