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O que é liderança no mundo corporativo?

Definição envolve capacidade de inspirar pessoas e também entregar resultados positivos para empresa

Liderança é a arte de motivar pessoas a agir para alcançar determinado objetivo. Em um ambiente de trabalho, liderança pode significar a capacidade de conduzir equipe e colegas para atender às necessidades da empresa.

É essa a definição de Susan Ward, consultora e autora de negócios, em seu artigo publicado originalmente no The Balance Small Business. E sua definição de liderança inclui a capacidade de inspirar as pessoas e de estar preparado para fazer isso.

“A liderança efetiva é baseada em ideias (sejam originais ou emprestadas), mas não acontece a menos que essas ideias possam ser comunicadas de uma maneira que envolva as pessoas o suficiente para fazer com que elas ajam de acordo com a vontade do líder”, afirma ela.

O líder, em outras palavras, é a pessoa que tem uma combinação de personalidade e competências de liderança que faz com que as pessoas queiram seguir sua direção.

O que é liderança no mundo corporativo?

Segundo a especialista, a liderança nos negócios invariavelmente está ligada ao desempenho e qualquer definição de liderança precisa levar isso em conta. “Embora não seja unicamente sobre lucro, profissionais considerados líderes efetivos são aqueles que aumentam os resultados financeiros de suas empresas”, afirma.

E tem mais. “Se uma pessoa em uma função de liderança não atender às expectativas de lucro estabelecidas pelos conselhos, pela alta administração ou pelos acionistas, ela poderá ser demitida”, diz Susan.

Ela ainda esclarece que nem todo gestor é um líder porque a liderança engloba características que vão além das funções gerenciais. “Para ser eficaz, um líder certamente tem que gerenciar os recursos à sua disposição”, afirma.

“A liderança, no entanto, também envolve comunicar, inspirar e supervisionar, apenas para citar mais três das principais competências que um líder precisa ter para ser bem-sucedido.”

Dez passos para desenvolver liderança no trabalho

Antes de mais nada, para desenvolver essa competência é preciso entender que liderança é a capacidade de motivar pessoas para alcançar determinado objetivo.

Desenvolver liderança no trabalho é o objetivo e também o desafio de grande parte dos profissionais que querem alcançar cargos de gestão e se desenvolver nas empresas. No entanto, há alguns sortudos que já nascem sabendo o que fazer para inspirar e influenciar pessoas.

Para a maioria de nós, essa habilidade não é tão natural assim. A boa notícia é que, felizmente, a capacidade de liderança é uma competência que pode – e deve – ser desenvolvida e praticada ao longo da carreira.  

Confira a seguir 10 dicas para desenvolver liderança e se preparar para crescer na carreira:

  1. Crie conexões com as pessoas da equipe

Um bom líder tem empatia, positividade, propósito, compaixão e humildade. Com essas características, ele consegue criar uma conexão com a equipe que é essencial para gerar senso mútuo de confiança e entendimento.

Para ser um líder, é importante que você seja visto como uma pessoa justa e confiável, a quem as pessoas podem recorrer se precisarem de ajuda ou quiserem trocar ideias.

É importante também que você demonstre integridade e honestidade nas suas ações e que essas atitudes sejam genuínas, claro. É dessa forma que o líder conquista a confiança da equipe.

  1. Melhore sua comunicação interpessoal

Também é importante que o líder tenha uma boa comunicação no trabalho, para que sua mensagem seja bem compreendida por todos os membros da equipe. Se você quer ser um líder melhor, precisa aprender a falar com clareza e transparência e, muitas vezes, até adaptar a forma como você fala, de acordo com a pessoa que estará ouvindo.

Por exemplo, quando estiver conversando com alguém focado em números e resultados, você precisa trazer argumentos objetivos para a conversa. Quando falar com pessoas com nível mais baixo de escolaridade, também precisa adaptar a linguagem.

É importante também saber qual o melhor meio para falar com cada pessoa – ou seja, com quem é melhor falar pessoalmente, por e-mail ou Whatsapp, por exemplo. Outra dica é olhar nos olhos da pessoa com quem você estiver falando – se a conversa ocorrer pessoalmente, claro.

  1. Aprenda a ouvir com atenção

A boa comunicação inclui a compreensão o ambiente por meio da observação e da escuta. Um grande líder é também um bom ouvinte, alguém que se concentra no tom e no conteúdo de uma conversa.

Você não pode ser considerado um bom líder e nem pode criar conexão com as pessoas se não souber ouvir as preocupações e as dúvidas que elas levam até você. Saber ouvir é uma competência rara e cada vez mais valorizada em empresas dos mais variados setores.

Veja 7 dicas para aprender a ouvir mais do que falar.

  1. Conheça bem cada pessoa do seu time

Para se comunicar bem com as pessoas da sua equipe, como sugerido acima, você precisa conhecer cada uma delas. É importante saber de fato quem é quem, o que motiva cada profissional, quais seus interesses, seus talentos, seus pontos fortes e suas lacunas.

Um bom líder conhece os membros da sua equipe melhor do que qualquer outra pessoa. Ele sabe a quem deve delegar cada tarefa para alcançar o máximo de produtividade em conjunto.

  1. Incentive a criatividade (e tolere erros)

Se você quiser que as pessoas entreguem o seu melhor, precisa incentivar que elas apresentem ideias criativas e possam experimentá-las.

Para isso, é importante se abrir para novas ideias e tolerar erros. As pessoas tendem a ser mais criativas quando sentem que suas ideias são bem-vindas e seus erros podem ser relevados.

Afinal, nenhuma inovação surge sem que muitos erros sejam cometidos pelo caminho.

  1. Admita seus próprios erros

Por falar em erros… vale lembrar que para criar um vínculo de confiança com as pessoas você precisa também admitir quando erra.

Há quem veja isso como sinal de fraqueza, mas ocorre justamente o contrário. Quanto mais transparente e honesto você for, mais as pessoas o respeitarão como líder.

  1. Aprenda a identificar talentos

Saber identificar, contratar e promover as pessoas certas também é um grande diferencial do líder. E essa habilidade novamente depende do item 4, que ressalta a importância de conhecer o seu time.

E, além de conhecer cada um individualmente, é preciso entender de que forma essas pessoas, que têm origens e habilidades diversas, podem trabalhar juntas da melhor forma.         

  1. Seja parte da equipe

Você já ouviu uma história de que o bom líder não apenas diz o que a equipe deve fazer, mas faz junto com a equipe? Faz todo sentido.

Um líder de verdade trabalha junto com seus liderados, vestindo a camisa e arregaçando as mangas para fazer o que for preciso para que todos alcancem os seus objetivos.

Esse senso de pertencimento intensifica a conexão entre líder e liderados, o que facilita a comunicação e aumenta o engajamento geral.

  1. Aprenda a dar feedbacks construtivos

A melhor forma de incentivar o desenvolvimento dos seus funcionários é oferecer feedbacks diretos e honestos em relação ao que eles podem melhorar.

A melhor forma de dar um feedback construtivo é preparar exemplos reais do que você quer relatar e focar em comportamentos ou lacunas o profissional pode melhorar.

Escolha um local reservado para essa conversa e prepare o que vai falar com antecedência, considerando que a ideia é ajudar a pessoa a se desenvolver e não apenas fazer críticas e apontar falhas.  

  1. Peça feedback também

Lembra que o bom líder sabe ouvir? Então, ele sabe ouvir inclusive as críticas da equipe para direcionar seu próprio desenvolvimento. Aprenda a pedir feedback, ouça com atenção, pense a respeito e tenha humildade para buscar melhorias.

Se achar necessário, peça exemplos reais do comportamento que está incomodando e deve ser melhorado. Ninguém nasce pronto. Até os melhores líderes têm pontos a melhorar.

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