Home > Busca de emprego > Processos seletivos > Empresas modernas contratam profissionais sem formação superior

Empresas modernas contratam profissionais sem formação superior

Diploma pode ser substituído por experiência prática, competências comportamentais e conhecimento técnico atualizado

Profissionais que não terminaram a faculdade podem encontrar vagas bem interessantes em diversas empresas. Cada vez mais observamos no mercado um movimento liderado por empresas de tecnologias que vêm dispensando diplomas e buscando profissionais sem formação superior.

Por esse motivo, separamos algumas informações para você que deseja encontrar um bom emprego, mas ainda não conseguiu iniciar ou finalizar sua graduação.

Quem contrata profissionais sem formação superior?

A Google é uma das líderes desse movimento. Praticamente todos os seus anúncios de vagas pedem profissionais com bacharelado ou experiência prática equivalente.

Entre as preferências de qualificação estão pensamento crítico de alto nível, experiência analítica e de solução de problemas, comunicação eficaz e competências interpessoais. 

A Movile, que detém marcas como Playkids e iFood, é outro exemplo. Nem mesmo para a vaga de Senior Data Engineer a empresa exige graduação em Engenharia. Entre os requisitos está mais de três anos de experiência em funções de data engineering e inglês avançado.

“Esperamos uma pessoa proativa, que consiga não só cobrir a parte técnica, mas ser um educador dos times internos (técnicos e não técnicos) numa cultura mais data-centric”, diz o anúncio. “Essa pessoa precisa gerar soluções criativas de dados que consigam abranger modelos de negócios diferentes de forma eficiente”, completa. 

Outra empresa que segue o mesmo caminho é a fintech Nubank. Para a vaga de Mobile Software Engineer, graduação em engenharia ou ciência da computação vem no final da lista de requisitos e é definida apenas como “útil”. Ou seja, não é indispensável. No topo das exigências vem “sólida experiência em linguagem de programação orientada a objetos”. 

O que as empresas buscam ao contratar profissionais sem formação superior?

Os exemplos deixam claro o que as empresas estão buscando. Elas querem profissionais mão na massa, com competências comportamentais que muitas vezes são mais difíceis de desenvolver do que certas competências técnicas.

Boa comunicação, trabalho em equipe e capacidade de trabalhar bem com outras áreas da empresa são soft skills essenciais. Os ambientes dessas empresas são cada vez mais abertos e colaborativos. Consequentemente, é assim que devem ser também os profissionais contratados por elas. 

Essas empresas também não dispensam o conhecimento técnico. Sua exigência está ali, bem evidente no anúncio da vaga. A questão é que, com a velocidade em que tudo muda o tempo todo, os cursos de graduação raramente têm conseguido entregar profissionais prontos para o mercado de trabalho. E, quando conseguem, rapidamente seus conhecimentos adquiridos em sala de aula se tornam ultrapassados.

Ou seja, quem quiser se destacar nesse novo mercado precisa se preocupar mais com aprender o tempo todo – e, de preferência, por contra própria – do que cursar uma boa universidade. A atualização de conhecimento para essas empresas digitais é constantemente urgente. 

Outro requisito claro é o conhecimento avançado em inglês. Ele é tão claramente indispensável que boa parte dos anúncios das vagas dessas empresas são feitos no idioma. 

O que você precisa para ser contratado?

Se você quer ser contratado por uma dessas empresas, é provável que você precise apresentar:

  • Experiência prática e comprovada na sua área de atuação;
  • Conhecimento técnico avançado e atual;
  • Inglês avançado (pelo menos);
  • Competências comportamentais que garantam boa comunicação e interação com todas as áreas da empresa.

Acompanhe os anúncios das vagas que te interessam e preste atenção nas competências que você ainda precisa desenvolver. Agora é a melhor hora para correr atrás delas. 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.