Home > Dicas > Você tem foco em resultados?

Você tem foco em resultados?

Entenda por que essa competência é tão valorizada pelas empresas e como você pode se tornar um profissional focado

Nos processos seletivos, as empresas procuram profissionais com foco em resultados, ou seja, precisam de pessoas que saibam definir prioridades, estabelecer metas e planejar tarefas. Essas características fazem muita diferença na hora de optar por um candidato ou outro.

“Tudo o que elas não querem é preencher seu quadro com funcionários que vivem apagando incêndio, correndo de lá para cá, realizando trabalhos de forma atabalhoada, gastando muita energia e entregando resultados pífios”, alerta o coach Alexandre Rangel.

E a demanda faz todo sentido. Afinal, quando a competição no mercado está cada vez mais acirrada, as empresas precisam fazer mais, melhor e mais rápido. “Não há margens para desperdícios de tempo e de dinheiro”, afirma o especialista.

A boa notícia é que todo profissional pode desenvolver foco em resultados, com treino e determinação.  

Como desenvolver foco em resultados

Segundo Rangel, o primeiro passo é definir prioridades e estabelecer metas. Confira um passo a passo para chegar lá:

  1.    Liste todas as tarefas que precisam ser realizadas na semana

É preciso listar tudo: tanto coisas do trabalho (ex.: imprimir relatório de vendas, reunião com cliente na quarta-feira, requisição de pessoal-vaga de analista, na quinta-feira, etc) quanto as necessidades pessoais (marcar dentista, pagar escola do filho na terça, agendar título eleitoral, etc);

  1.    Distribua todas as tarefas nos dias da semana em que deverão ser executadas

Algumas precisam ser feitas em dias determinados como “pagar a escola”, já outras terão o dia designado em função da prioridade e dos prazos existentes.

  1.    Liste as tarefas que serão realizadas no DIA em curso

  2.     Estabeleça metas

Você deve atribuir tempo para cada tarefa a ser realizada.

  1.    Comece pela mais simples

Execute primeiro as tarefas que não dependem de horários. Depois, passe para as mais complexas ou que dependem de horários, como como reuniões, aulas, etc

  1.     Deixe uma folga de tempo para os imprevistos que sempre acontecem

  2.     Avalie o que foi realizado

No final, faça um levantamento das tarefas que foram realizadas e planeje o dia seguinte fazendo os ajustes necessários na agenda, em função de novas demandas ou não cumprimento do que estava programado.

Como demonstrar foco em resultados no currículo

A melhor forma de demonstrar que você é um profissional focado já no primeiro contato com o empregador – ou seja, no currículo – é elaborando um documento sucinto, equilibrado e coerente com as suas experiências profissionais e seu objetivo. “Textos curtos e bem escritos mostram a capacidade de foco do candidato”, afirma Rangel.

Segundo o especialista, se o currículo demonstrar que a pessoa não tem pensamento organizado, é bem possível que o recrutador já o coloque de lado.

Como aproveitar a entrevista para mostrar que você tem foco

Na entrevista de emprego, a melhor forma de demonstrar essa competência é dar respostas completas às perguntas do entrevistador.

Um exemplo de pergunta bem aberta é “O que você faz para gerar resultados cada vez melhores no seu trabalho? Pode me dar alguns exemplos?”. Nessa hora, você precisa ir direto ao ponto, sem se perder nos detalhes.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.