Home > Dicas > Veja como mostrar resultado no currículo

Veja como mostrar resultado no currículo

Entenda o que são resultados e onde eles devem aparecer para chamar a atenção do recrutador

Mostrar resultado no currículo é uma das coisas mais importantes para quem está procurando emprego. Isso porque os resultados que você alcança ao longo da carreira demonstram ao recrutador como você utiliza seus conhecimentos, competências, habilidades e atitudes para entregar o que esperam de você – ou até mais que isso, se for o caso.

Onde você pode mostrar resultado no currículo

Minha dica é destacar os resultados logo após a descrição de suas atividades/responsabilidades do cargo, como um sub-item.

Em algumas áreas, é mais fácil falar sobre resultados. Na área comercial, por exemplo, não é um mistério falar sobre aumento das vendas, aumento na margem de vendas. Em produção também é simples citar aumento da produção de peças por dia, por exemplo. Em outras áreas, por outro lado, como a de RH, jurídica e marketing, a tarefa é mais difícil.

O que são resultados afinal?

Para ajudar nessa descrição quando ela é menos óbvia, vamos começar entendendo o que podemos chamar de “resultados”. Eles podem ser:

  • Redução de custo
  • Aumento de receitas
  • Redução de tempo
  • Aumento da produção ou produtividade
  • Conquistas específicas (certificados, prêmios, títulos, concorrências)
  • Aumento ou garantia da qualidade/confiabilidade

Tempo e dinheiro são os mais comuns, mas os critérios qualitativos também produzem impacto – diminuição de erros, reclamações, tempo de resposta, tempo de espera. Também vale considerar aumento na confiabilidade nos dados/informações, satisfação do cliente, por exemplo.

A implantação ou melhoria de processos/procedimentos muitas vezes é confundida com resultados, mas essas ações costumam apenas ser o meio para a obtenção de resultados e não os resultados propriamente ditos. É preciso não confundir.

Por fim, em relação às conquistas, vale lembrar que, neste momento, estamos tratando dos resultados obtidos para a empresa e não para o profissional. Portanto, não entram aqui os prêmios que você conseguiu como profissional, mas as titulações e prêmios que a empresa conquistou por meio do seu trabalho.

Gosto de provocar meus clientes com a seguinte pergunta: qual o gol mais bonito que marcou em sua carreira? A resposta sempre demonstra de forma rápida e resumida as competências do profissional. Certifique-se de que seus gols e, principalmente, seus golaços, estejam descritos adequadamente em seu portfólio (currículo). 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.

João Xavier, autor do artigo, é diretor-geral da empresa de recrutamento Ricardo Xavier.