Home > Dicas > Veja como atualizar seu currículo para mudar de área

Veja como atualizar seu currículo para mudar de área

Especialista aponta o que deve ser destacado para tornar o documento atraente para o recrutador

Fazer um currículo para mudar de área gera muitas dúvidas no profissional que decide encarar essa transformação. Nem sempre é óbvio saber o que deve ser destacado, como esse objetivo de mudança precisa ser demonstrado e de que forma a sua experiência pode ser valorizada nesse momento. Para esclarecer algumas dessas dúvidas, VAGAS Profissões ouviu a especialista no assunto Pamela Braga, sócia do Fesap Group, consultoria de executive search e de estratégia de capital humano. Confira as dicas.

Como criar um currículo para mudar de área

1. Evidencie as competências

Mesmo que a sua intenção seja conseguir vaga em que você ainda não tem experiência, o currículo para mudar de área precisa evidenciar as competências que você possui e aplicou nas experiências profissionais já vividas até o momento. Por exemplo, se você está na área de RH e quer mudar para a área financeira, que competências acredita que façam a diferença para atuar na área pretendida? “Eu entendo que um profissional com perfil analítico, detalhista e organizado lida bem com rotinas e processos”, afirma ela. “Logo, tende a se sair muito bem na área financeira.

2. Valorize cursos e especializações

O ideal, claro, é dar destaque para cursos que estejam ligados ao seu novo objetivo. Buscar esse tipo de formação, aliás, é uma boa forma de preparar a mudança de área e demonstrar que você tem um plano estruturado e está buscando esse movimento conscientemente.

3. Não menospreze seu histórico profissional

Pamela não recomenda que você resuma seu histórico profissional na área ou na carreira anterior quando estiver atualizando seu currículo para procurar emprego em uma área nova para você. Ao descrever suas experiências, a dica é ressaltar os pontos que podem ter alguma ligação com as atividades da área pretendida. “Isso será um diferencial e tornará o currículo atrativo visualmente”, explica.

4. Reforce seu objetivo

Você pode deixar clara a sua vontade de mudar de área já no campo “objetivo” do currículo. Se for convidado para uma entrevista, também é essencial reforçar esse fato pessoalmente. “É necessário que o candidato esteja muito decidido sobre a mudança”, afirma Pamela. “Seu discurso precisa ser objetivo e claro para o recrutador.”

5. Demonstre que você é multidisciplinar

De acordo com Pamela, o mais difícil na mudança de área é de fato encontrar uma oportunidade. “Infelizmente, ainda temos um mercado em desenvolvimento no Brasil, que se prende à experiência vivida pelo profissional para trabalhar na posição/área”, lamenta. Mas isso não é motivo para você desanimar. Como ela mesma reforça, o mercado vem exigindo, cada vez mais, que os profissionais tenham versatilidade e a facilidade para se adaptar a diversas funções. “A ideia é, de fato, ter um profissional multidisciplinar”, afirma.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.