Home > Dicas > Peça ajuda do ex-chefe para fazer um currículo eficiente

Peça ajuda do ex-chefe para fazer um currículo eficiente

Uma consulta com amigos, colegas e até ex-chefes podem lhe ajudar nesta hora

por Fabiola Lago

Fazer um currículo eficiente não é fácil. É preciso focar na sua própria trajetória, nas suas realizações e sempre bate aquela insegurança sobre as informações mais relevantes a serem descritas. Será que estou sendo modesto demais? Pretensioso? E como relatar aquele momento incrível de realização de um superprojeto que você coordenou? Não é mesmo muito fácil encontrar o equilíbrio para mostrar suas qualidades.

Os erros mais comuns são uma descrição simplória demais, que não reflete sua atuação, ou aquelas pessoas que elencam expressões como “perfeccionista”, “dedicado”, “proativo” e com “ótimo relacionamento interpessoal”. Muita prosa, poucos fatos.

Um exercício bem bacana para “aparar” estas arestas pode ser um a consulta a ex-chefes, ex-colegas de trabalho e amigos de confiança. Converse sobre suas qualidades, pontos fracos, realizações que eles consideram destacáveis, que mostram uma competência diferencial do seu trabalho.

Você pode fazer isso com um bate-papo em sua casa, ou por email, explicando a situação e colocando perguntas chaves, tais como:

“Que pontos fortes você destacaria na minha atuação profissional”

“Que pontos fracos”

“Em que projeto que trabalhamos juntos e como você acha que eu contribuí?”

“Escolha dez palavras que você acha que tem a ver com a minha personalidade”

“Que resultados você avalia que eu trouxe para a equipe e/ou para a empresa?”

Faça você mesmo sua lista de competências, destaques, projetos realizados. Será bem interessante comparar como você se vê e como seus colegas avaliam sua atuação.  Faça exercícios descrevendo em um caderno ou arquivo todas essas realizações.

Quando for aplicar seu currículo para uma vaga, preste atenção se esses tópicos que você escolheu podem interessar ao cargo que você pretende, ou mesmo os negócios da empresa. Se você tiver conhecimento de um determinado segmento (indústria têxtil, química ou petroquímica, varejo, agronegócios), não deixe de citar. Entender o business da empresa é sempre um ponto a favor.

Convoque os amigos e capriche no currículo!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.