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O título do currículo é a manchete da sua carreira

Por Fabíola Lago

Sabe a primeira página de um jornal? A chamada de um artigo em um site? Eles têm uma função fundamental: atrair sua atenção em poucas palavras, reduzir a matéria em uma linha concisa, que mostre a importância do tema abordado. É assim que você é fisgado para dar audiência para os veículos de comunicação. Como currículo não pode ser diferente. O título do currículo precisa dizer muito sobre você e, de cara, chamar a atenção do recrutador.

Recebo vários CVs de jovens e até de profissionais mais experientes, e o equívoco mais frequente é errar na “manchete”, isto é, no objetivo, ou, como eu chamei acima, no título do currículo, que vem logo depois dos dados pessoais.

A maioria das pessoas coloca simplesmente o cargo que exerceram ou pretendem exercer, sem nenhum “adicional de fábrica”. Ou seja, o foco de seu interesse ou da sua experiência naquele segmento de negócios específico que tenha a ver com o que a empresa está procurando. Sem uma “manchete” de primeira linha, literalmente, você perde a audiência do recrutador, do gestor da área que está contratando, até mesmo das buscas on-line.

Muita gente também pensa que o mesmo currículo deve ser entregue para todas as empresas. Uma espécie de “genérico”. Sim, às vezes é preciso um CV que sirva para várias situações, mas se você está trabalhando arduamente para conseguir “aquela vaga naquela empresa”, fique atento: você deve fazer um currículo para cada uma dessas oportunidades. Confira algumas recomendações.

Como fisgar o recrutador pelo título do currículo

  • Para fazer um currículo que pode ser usado por amigos, coloque informações que indiquem sua função exercida por mais tempo. E que você quer. Por exemplo, você pode dizer que é Gerente de projetos na área de sustentabilidade ou Gerente de projetos com 10 anos de experiência em sustentabilidade. Determine no seu título a Função ou o Cargo que você sabe que tem mais experiência, e alie isso à sua prioridade de recolocação profissional.
  • Não misture as estações. Só você trabalhou na área administrativa, mas a função que você deseja é em Psicologia Organizacional, priorize as informações na área que você deseja. Coloque no item Principais Realizações os cursos, o tema de sua monografia (seja de graduação ou pós-graduação), os projetos de pesquisa na área de Psicologia para valorizar o seu potencial nessa área. Em Experiência Profissional, você descreve sua trajetória na área financeira.
  • Vamos supor que, enquanto procura por uma vaga de Psicologia Organizacional, está aberto a continuar trabalhando na área financeira desde que tenha uma boa proposta. O título do seu currículo deve mudar: Analista administrativo com seis anos de experiência na área financeira. A sua informação como psicólogo deve entrar no lugar da Formação, mas não mais com o destaque anterior. E assim por diante. É preciso deixar claro para quem está recrutando, selecionando currículos, o que você faz (e faz bem) e o que você quer.
  • Faça um currículo com objetivo coerente com o conteúdo para cada vaga que o interessa. Se você tem experiência com meio ambiente, e a vaga é na área, coloque nas Principais Realizações o que você já fez. Se é a capacidade de gerenciar, coloque no Objetivo e dê destaque na suas realizações.

Com essas dicas, você potencializa as chances de ter um currículo mais assertivo, com uma “manchete” mais chamativa. Boa sorte!

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