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5 sinais de que você não está bem na entrevista de emprego

Aprenda a identificar e consertar algumas situações para não cometer os mesmos erros novamente

Identificar alguns sintomas de que você não está indo bem na entrevista de emprego é importante para tentar reverter a situação ou, pelo menos, evitar que os erros se repitam. Confira a seguir cinco desses principais sinais e as dicas de Renata Wright, gerente da divisão de RH da empresa de recrutamento Michael Page, para colocar a conversa no rumo certo.

Entrevista de emprego: saiba quando você está mandando mal

  1. O entrevistador não faz muitas perguntas

    Quando a conversa está interessante, normalmente desperta a curiosidade do entrevistador, que vai fazendo uma pergunta atrás da outra. “Muita gente tem a sensação de que não vai bem exatamente quando tem de responder muita coisa, mas é exatamente o contrário”, diz Renata. A dica para o caso de faltar interesse (ou assunto) é tentar animar a conversa, dando respostas mais completas, com informações mais curiosas e tom mais envolvente.

  2. As perguntas do entrevistador não têm nada a ver com o que você estava falando

    Se você notar que, quando termina de falar uma coisa, o entrevistador não faz gancho algum com o que você acabou de dizer e parte para um novo assunto, das duas uma: ou você respondeu tudo o que ele queria saber, e ele se deu por satisfeito, ou você não entendeu o que ele estava perguntando. Infelizmente a segunda alternativa é a mais provável.

    Para essa situação, a dica de Renata é bem clara. Primeiro, escute com atenção o que o entrevistador está perguntando. Depois, direcione o seu discurso de acordo com as perguntas que ele faz. “Quanto mais experiência profissional você tiver, certamente mais histórias terá para contar, mas é preciso entender que cada posição trabalhada no mercado tem suas urgências e o entrevistador vai focar a entrevista nisso”, diz ela. O seu papel, então, é se focar no que ele precisa e quer saber – e não naquilo que, para você, parece ser mais interessante.

     

  3. Você está de jeans e todos os outros usam terno (ou vice-versa)

     Apesar de muita gente dizer que aparência não é tudo, é fato que ela influencia a impressão que as pessoas terão de você. “Muita gente acha que se vestir bem é se vestir formalmente, mas não é”, diz Renata. “Vestir-se bem é estar vestido adequadamente para o contexto”, explica. A dica, para amenizar a gafe, é se desculpar com o entrevistador.

    “Você pode dizer que depois da entrevista tem um evento formal ou que hoje é dia de casual day na empresa em que trabalha e que não teve tempo de se trocar”, recomenda Renata. Se a desculpa não colar, pelo menos você vai demonstrar que percebeu a gafe e soube ler o ambiente (ainda que com atraso). “É melhor falar do que deixar quieto e fingir que não percebeu nada.”

     

  4. Você deixou escapar um “mano” no meio da conversa

    A falta é grave e dificilmente tem conserto. “Você não vai ter tempo de mudar a impressão que o entrevistador teve de você porque não terá um grande convívio com ele”, diz Renata. Vícios de linguagem, gírias e palavrões sempre dão conotação negativa, ela acrescenta. Claro que você pode, e deve, pedir desculpas imediatamente caso algo assim escape da sua boca. É menos pior do que não dizer nada. No entanto, o ideal – sempre – é evitar essas expressões, independentemente do quanto o entrevistador pareça gente boa ou amigão do peito.

     

  5. Sem querer você falou mal do seu antigo chefe

    Em hipótese alguma você deve criticar antigos gestores ou empresas por que passou. É um tipo de erro que não tem volta. Então, se você teve uma saída conturbada da empresa anterior e não quer ficar numa saia justa na hora de fala sobre ela, prepare o discurso em casa. Pense exatamente como você vai contar isso de forma discreta, sem falar mal de ninguém. Outra dica interessante é falar sobre o assunto espontaneamente, antes de o entrevistador perguntar. “Isso tende a fazer com que ele faça menos perguntas”, afirma Renata.

    Por outro lado, se você omitir ou tentar passar batido por esse ponto, poderá instigar a sua curiosidade e ele possivelmente vai investigar o assunto com mais afinco. “Você pode dizer que saiu do emprego por uma questão de falta de envolvimento da estratégia da empresa com o que você acredita”, diz Renata. “É uma forma mais generalizada de falar sem dizer o que você achava certo ou errado”, diz ela.

 

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