Home > Dicas > Seus documentos para trabalho estão em dia?

Seus documentos para trabalho estão em dia?

Confira agora o que as empresas costumam exigir para contratação de novos funcionários

A busca por um novo trabalho (ou mesmo pelo primeiro) também é uma questão de oportunidade: estar na hora certa, no lugar certo e, de preferência, com todos os documentos para trabalho em dia. Isso porque quando a oportunidade aparece muitas vezes você precisa estar com tudo pronto – porque tudo é urgente, não é? Entre os documentos para admissão normalmente exigidos pela área de recrutamento e recursos humanos estão desde aqueles básicos para confirmação de endereço (como uma conta de luz ou telefone) até certidão de nascimento da companheira (o) e o certificado de reservista, exigido de funcionários do sexo masculino maiores de 18 anos para comprovação de quitação com as forças armadas do país. Confira se você está com a relação de documentos para admissão pronta, se não estiver, já corra atrás disso.

Você está com os documentos para trabalho em dia?

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

    A CTPS é emitida pela própria rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, ou seja, nas Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego – SRTEs e suas respectivas Gerências e Agências; e Postos conveniados.

  • Cédula de Identidade (RG)

    Emitida pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos Estados e válida em todo o território nacional.

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

    Não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos). O cadastro pode ser feito em bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, ou nas agências de Correios. Os maiores de 16 anos que tenham título de eleitor podem fazer a inscrição gratuita pela internet.

  • Título de Eleitor

    O Título Eleitoral é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, e facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos; Para emiti-lo você deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência.

  • Cadastro no eSocial

    O e-Social é o novo jeito que as empresas devem enviar informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos trabalhadores ao Governo. Por isso, para ser contratado é importante checar se o seu cadastro para o eSocial está em dia. O procedimento é bastante simples, mas não deve ser deixado para última hora. Confira no link acima como fazer.

  • Foto 3×4 (duas fotos)

  • Comprovante de residência

    Contas de luz, telefone, água ou outra que traga o nome do candidato e o endereço da residência.

  • Comprovante Escolar

    Se você já tiver concluído o curso deverá apresentar o diploma ou certificado de conclusão; Se estiver cursando, deverá apresentar a identidade da instituição e/ou comprovante de mensalidade paga.

  • Resultados do exame admissional

    O Atestado Médico Admissional é obrigatório devendo ser pago pelo empregador, que ficará responsável pela guarda do comprovante do custeio de todos os exames ou consultas realizadas com o empregado.

  • Certificado de reservista (para funcionários do sexo masculino e maiores de 18 anos)

    Comprova a posição regulamentada do funcionário com relação às forças armadas. É fornecida quando do desligamento do funcionário das forças armadas.

  • Se for casado

    – Certidão de Casamento e/ou União Estável;
    – Certidão de nascimento da companheira (o).

  • Se tiver filhos

    – Certidão de nascimento dos filhos;
    – Comprovante escolar de filhos maiores de 7 anos e menores de 14;
    – Cartão de vacinação dos filhos até 7 anos.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.