Home > Dicas > Seis passos para vender uma ideia para o chefe

Seis passos para vender uma ideia para o chefe

Preparar-se, falar na hora certa e conseguir aliados vão te ajudar nesse processo

Vender uma ideia é um baita de um desafio e são poucas as pessoas que já nascem com aquela veia de comerciante, segundo Fernanda Thees, sócia-diretora da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira. O problema é que, na vida corporativa, é preciso vender ideias e projetos o tempo todo, seja qual for a sua área de atuação. “Quem não faz isso demonstra falta de envolvimento e, inevitavelmente, acaba perdendo pontos”, afirma a especialista. Portanto, confira as dicas a seguir e comece a desenvolver essa habilidade vendedora agora mesmo.

1 – Prepare-se. Sua recomendação para quem precisa ser mais convincente na venda é se preparar para esse momento. “É preciso estruturar a ideia, reunir argumentos e preparar respostas para as perguntas que poderão surgir”, diz ela.

2 – Fale na hora certa. Entenda que não é porque você teve uma ideia aparentemente genial que você tem de apresentá-la imediatamente. Também não é porque você passou a noite preparando o discurso que tem de falar na manhã seguinte. “Conheço o caso de uma excelente profissional que apresentou uma ideia muito boa durante uma reunião com o chefe e parceiros externos”, conta Fernanda. “O chefe ficou tão irritado que deu um corte na funcionária e nunca mais quis ouvir falar do assunto.”

3 – Conheça a cultura da sua empresa. Esse é um fator importantíssimo tanto para preparar a sua venda quanto para escolher o momento certo de falar. “Em empresas menos hierárquicas você pode apresentar suas ideias mais livremente, em reuniões com seu chefe, o chefe dele e até o presidente”, diz Fernanda. “Já nas empresas mais tradicionais, você pode se queimar se fizer isso sem antes conversar com seu superior direto.”

4 – Observe a ideia de outros ângulos. Mais um ponto muito importante é pensar se a sua ideia está de acordo com o objetivo da empresa ou mesmo da área em que você trabalha. “Pense como se fosse o seu chefe”, recomenda a especialista. “O que você acharia dessa sugestão se estivesse no lugar dele?”

5 – Consiga aliados. Se a sua ideia for muito inovadora, talvez seja o caso de buscar aliados para o processo de “venda”. Apresente a sugestão para pessoas de sua confiança – antes de levá-la ao chefe. Como um teste mesmo. E, claro, ouça a opinião delas. “Às vezes a pessoa acredita tanto na própria ideia que não aceita críticas e nem vê defeitos. É um perigo.”

6 – Trabalhe a sua credibilidade. “Quanto mais credibilidade você tem dentro de um lugar mais as pessoas ouvem o que você diz”, ressalta a consultora. Isso significa que, no começo, pode não ser fácil apresentar suas ideias e despertar o interesse das pessoas. No entanto, quanto mais você provar que faz um bom trabalho e tem sugestões interessantes, mais simples essa “venda” deve se tornar ao longo do tempo. Vale a pena investir num trabalho de longo prazo.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.