Home > Dicas > Seis dicas para ter uma boa imagem no trabalho

Seis dicas para ter uma boa imagem no trabalho

É necessário trabalhar constantemente para deixar boas impressões e marcas positivas por onde passamos

por Michelle Weiser*

Deixar uma boa imagem profissional não é tão fácil quanto pode parecer. Afinal, passamos por todo tipo de situação no dia a dia, certo? Situações agradáveis e outras nem tanto, com pessoas que gostamos muito e com outras que preferiríamos evitar. De qualquer maneira, ter bons relacionamentos é uma das chaves para o sucesso no meio empresarial.

Por esse motivo, é necessário trabalhar constantemente para deixar boas impressões e marcas positivas por onde passamos. Dessa forma, quando as pessoas se lembrarem de você terão uma associação com sentimentos positivos. Isso faz com que portas se abram e com que muitas situações tornem-se mais leves – por mais duro que seja o tema de uma conversa. Se não resolver a situação, no mínimo irá ajudar!

Dicas para deixar uma boa imagem profissional

  • Tenha “boa” aparência: o “boa” está entre aspas porque isso é muito relativo. Não significa que não possamos uma calça jeans com camiseta branca, mas o essencial é não andarmos largados no ambiente de trabalho. Podemos ser pegos de surpresa e muitas vezes esquecemos o quanto nossa aparência conta.
  • Mensagem: saber a mensagem que você quer passar é sempre essencial. Como você quer ser percebido?
  • Seja simpático e empático: não precisa ser extrovertido, mas procure sorrir mais e olhar mais nos olhos. Faça um esforço para ser simpático, mesmo quando seu dia não estiver tão bacana assim. Lembre-se também de se colocar no lugar dos outros antes de demandar, cobrar ou puxar uma briga. Como está sendo o dia daquela pessoa?
  • Ouça mais: fale menos e ouça mais. Ouça de verdade mesmo, entenda o que as pessoas querem dizer! Faça com que as pessoas se sintam compreendidas e valorizadas.
  • Invista em conteúdo: esteja por dentro das novidades da sua área, leia notícias, converse com as pessoas. Não precisa saber tudo, mas é preciso entender o que acontece a sua volta.
  • Nunca deixe a boa educação de lado: não precisa dizer mais nada, né? Você pode estar no seu dia de cão, mas ninguém merece mau humor de graça no trabalho.

Essas são apenas algumas maneiras de concretizar uma boa percepção.

E você, de que forma trabalha os relacionamentos no trabalho?

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*Relações Públicas pela Cásper Líbero, pós-graduanda em Gestão de Marketing pela ESPM e analista de marketing na AccorHotels para as marcas ibis no Brasil. Com experiência em Comunicação, Marketing, Vendas e Eventos, foi eleita um dos 15 profissionais de marketing mais engajados no LinkedIn Brasil em 2015. Apaixonada por uma boa história, entusiasta da era do compartilhamento e crente do poder da gentileza em um mundo cada vez mais imediatista.