Home > Dicas > Saiba como usar a técnica STAR na entrevista de emprego

Saiba como usar a técnica STAR na entrevista de emprego

Veja como estruturar suas respostas para demonstrar que tem competências e experiência para ocupar a vaga

Você já ouviu falar na técnica STAR, que pode ser utilizada na entrevista de emprego? Ela pode ser extremamente útil para quem nem sempre consegue dar respostas concisas e demonstrar toda a sua experiência nessa conversa.

O que é a técnica STAR

A técnica STAR é um método que ajuda a organizar as suas respostas fornecendo exemplos concretos que mostrem que você tem experiência e e competências para a vaga em questão.

STAR vem de Situation, Task, Action, Result. Em português, a sigla é a mesma, traduzida para Situação, Tarefa, Ação, Resultado.

Especialmente em entrevistas por competências (ou entrevistas comportamentais) – aquelas em que o recrutador pede exemplos de situações que você já viveu profissionalmente – o método STAR pode ser usado para estruturar suas respostas fornecendo as informações que o recrutador está buscando.

Nesse tipo de entrevista, a ideia do recrutador é entender como você lidou com determinadas situações de trabalho no passado. A intenção é prever como você tende a se comportar no futuro e investigar se você tem as competências e a experiência necessárias para ocupar a vaga a que está se candidatando.

Como estruturar suas respostas utilizando a técnica STAR

Para entender como estruturar suas respostas utilizando a técnica STAR, vamos considerar a pergunta: “Como você lida com conflitos no trabalho?”.

Para responder, você deve seguir os quatro passos da técnica. São eles:

1 – Situação

Descreva uma situação em que você se envolveu em um conflito com colegas, como perguntado pelo entrevistador. A recomendação é ser específico e fornecer detalhes, obviamente sem citar nomes para não expor ninguém.
Se sua carreira estiver apenas começando, você pode contar situações ocorridas na faculdade ou em um trabalho voluntário, por exemplo. Se você já tiver exemplos profissionais, dê preferência a eles, claro.

2 – Tarefa

O segundo passo é descrever suas responsabilidades na situação. O que você tinha de realizar com a pessoa envolvida no conflito? Qual era a dificuldade – prazos de entrega, comunicação, funções de cada um?

3 – Ação

Aqui, você precisa contar que atitudes tomou para resolver o conflito e de que forma chegou a esse caminho. Se for o caso, você pode, por exemplo, contar que começou tentando identificar o problema, depois percebeu que a questão principal era comunicação e, por isso, chamou o colega para uma conversa individual etc. Mantenha a resposta focada nas suas atitudes – e não nas do colega. A ideia é falar sobre você.

4 – Resultado

O quarto passo é descrever os resultados que você alcançou tomando as atitudes que já descreveu. Você deve concluir a história e, de preferência, citar dados reais (aumento de vendas, por exemplo, se houver), falar sobre algum feedback que tenha recebido e sobre o que aprendeu com isso.

Exemplos de perguntas e respostas que utilizam técnica STAR

Para mostrar na prática como funciona, um post do The Balance simulou duas perguntas e respostas que utilizam STAR. Confira.

Exemplo 1
Fale sobre alguma situação em que você tenha precisado completar uma tarefa em um prazo apertado.

Embora eu prefira planejar minhas tarefas e completar tudo peça por peça, também consigo trabalhar com deadline apertado.

Em uma antiga empresa em que trabalhei, uma vez um colega deixou o emprego dias antes de entregar um grande projeto. Fui convidado a assumir uma função com apenas alguns dias para aprender e concluir o trabalho. Criei uma força-tarefa, envolvi a equipe, delegando tarefas, e conseguimos terminar tudo um dia antes do prazo. Achei que o deadline apertado nos obrigou a trabalhar com mais eficiência.

Exemplo 2
O que você faz quando alguém da equipe se recusa a completar sua parte no trabalho?

Quando há problemas na equipe, sempre tento fazer o meu melhor como líder. Uma vez, duas pessoas do time em que eu estava trabalhando entraram em discussão e se recusavam a fazer a sua parte. Os dois estavam insatisfeitos com a carga de trabalho. Então, eu organizei uma reunião para redistribuir as tarefas. Todos ficaram mais satisfeitos e mais produtivos e o trabalho foi finalizado no prazo, com qualidade.

Como se preparar para utilizar a técnica STAR

Para chegar à entrevista com bons exemplos de situações vividas em mente, The Balance recomenda fazer uma lista de competências e experiências necessárias para a vaga que você quer conquistar. O próprio anúncio da vaga pode ajudar a esclarecer esses pontos.

Em seguida, busque na memória exemplos de situações em que você demonstrou ter essas competências ou essa determinada experiência.

Para cada exemplo, defina Situação, Tarefa, Ações e Resultados.

Outra dica é checar quais são as perguntas mais comuns da entrevista de emprego ou entrevista comportamental e estruturar suas melhores respostas para elas.

O treino ajuda muito. 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.