Home > Dicas > Saiba como pedir aumento de salário

Saiba como pedir aumento de salário

Siga estes 12 conselhos quando for conversar com o chefe

por Fernanda Bottoni*

Você já suou muito a camisa e acha que merece um aumento, mas não sabe muito bem como pedir aumento de salário? Sim, nós podemos ajudar! Siga estas 12 recomendações de especialistas e prepare-se para essa conversa.

Como pedir aumento de salário?

1. Prepare seus argumentos

A primeira dica do coach Silvio Celestino para pedir aumento de salário é de pensar muito antes de falar com o chefe. “Ninguém deve acordar achando que está ganhando pouco e imediatamente pedir um aumento”, diz. A argumentação para essa conversa deve ser preparada com antecedência, respondendo principalmente que benefício isso traria para a empresa. Pode acreditar que é nisso que seu chefe vai pensar.

2. Reavalie seu desempenho

Para que tudo corra bem, Maíra Habimorad, especialista do Grupo DMRH, lembra que é importante que a empresa esteja em um bom momento e também que os seus últimos feedbacks tenham sido positivos. “Também vale considerar se a empresa tem um plano de carreira para você porque, em alguns casos, pode ser mais produtivo pleitear uma mudança de cargo, que sempre é acompanhada por aumento salarial”, diz. “É o erro mais comum ficar negociando entre propostas e contrapropostas ou se ater somente a pesquisas salariais, sem avaliar seu próprio feedback ou se tem cumprido as metas.” Não caia nessa, ok?

3. Assuma outras atividades

Uma boa forma de convencer o chefe é se propondo a assumir outras tarefas e responsabilidades que possam aumentar a receita da empresa ou reduzir custos. Desta forma, a conta já vai parecer mais interessante. Você ganha o aumento e, em troca, traz mais resultados para empresa. Ou vice-versa. Lembre-se de que a conversa não pode ser vaga – você tem de enumerar essas outras atividades que está disposto a trazer para si e demonstrar por que tem capacidade para tanto.

4. Mantenha o foco na empresa

Mesmo que você esteja precisando de dinheiro para pagar dívidas, cuidar de um familiar doente ou fazer um curso de idiomas, jamais apresente esses argumentos na hora de pedir aumento de salário. O foco deve sempre estar na empresa – no que você pode fazer para melhorar seus resultados – e jamais na sua vida pessoal. Ou você acha que alguém pagaria mais para você fazer a mesma coisa só porque precisa de um apartamento maior?

5. Descubra o momento certo

Os salários fazem parte do orçamento da empresa, que normalmente é definido anualmente. Por isso, se a sua empresa for organizada e trabalhar no planejamento orçamentário do próximo ano sempre em outubro, por exemplo, essa pode ser a melhor época para a conversa. “Se você tiver essa reunião em setembro, possivelmente seu chefe tenha tempo de brigar para que você receba o aumento no próximo ano”, afirma Silvio.

6. Pense para a frente

Silvio afirma também que ninguém deve pedir aumento de salário por algo que já tenha concluído. “Se você realizou um grande feito no passado, a empresa entende que você já foi pago por ele”, explica. Por isso é que, antes de iniciar um projeto, você deve pensar para onde ele pode levar sua carreira. “Se você fez uma venda especial e trouxe 1 milhão de reais para a empresa e descobriu que consegue vender o dobro no ano que vem, esse pode ser um argumento fortíssimo para defender o seu aumento”, diz Silvio.

7. Participe de projetos de grande visibilidade

Uma forma de semear seu aumento é participar de projetos que envolvam toda a empresa. Eles são excelentes oportunidades para entrar em contato com gestores de outras áreas e de níveis mais elevados, que podem perceber o seu valor para a companhia. “Os de governança corporativa e responsabilidade social podem gerar grandes oportunidades”, alerta Silvio.

8. Saiba diferenças entre pleno e sênior

Se você já está acumulando funções e até agora não viu 1 centavo a mais na sua conta, pode, sim, utilizar esse argumento para pedir aumento de salário. “Diga, se for o caso, que você ganha como analista pleno mas faz trabalho de sênior ou gerente. A empresa sabe que dar um aumento vai ser mais barato do que contratar outra pessoa para a função que você já está ocupando”, diz o especialista.

9. Enfrente o constrangimento

Pedir aumento de salário no Brasil é sempre meio constrangedor, então possivelmente seu chefe não se sinta confortável durante a conversa. Não é por isso que você deve abrir mão dela eternamente, mas precisa, sim, escolher um momento e uma forma adequada de falar, demonstrando que está interessado na empresa e que quer dialogar sobre o assunto. Evite qualquer tom de ameaça ou desmotivação.

10. Respeite os limites

Outra dica preciosa — que pode valer não só o seu aumento, mas o seu emprego – é a de interromper a conversa caso seu chefe esteja com algum problema particular ou seja chamado pelo chefe dele para uma reunião. Tenha bom senso e procure sair já com a conversa remarcada.

11. Não espere uma resposta imediata

“Tenha em mente a porcentagem de aumento mínima que você está disposto a aceitar e saiba que dificilmente você vai sair desta conversa com a resposta”, diz Maíra. “Seu chefe certamente tem que consultar outros gestores ou o RH.”

12. Sorria, você está sendo filmado

Por fim, se você ouvir um sonoro “não” como resposta, não demonstre aborrecimento ou negativismo. Siga o conselho do coach e aguarde as cenas do próximo capítulo. “Continue entregando mais do que o esperado; as empresas valorizam pessoas que resolvem problemas – e não aquelas que os criam.”

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Fernanda Bottoni é jornalista e escreve sobre carreira e mercado de trabalho há 15 anos.