Home > Dicas > Roupa de trabalho: o que vestir em cada tipo de reunião?

Roupa de trabalho: o que vestir em cada tipo de reunião?

Para escolher o que vestir você precisa considerar a impressão que pretende causar

Você acha que para fazer bonito na reunião basta usar um pretinho básico com um salto fino ou um terno escuro com uma gravata vinho? Se a resposta for “sim”, prepare-se para repensar toda a sua roupa de trabalho.  A consultora de imagem Ana Vaz explica que existem, sim, muitas diferenças entre as cores e até os tecidos mais indicados para essas ocasiões. “Tudo depende do tipo de reunião que você vai ter e da impressão que quer causar”, afirma. Confira suas dicas!

Qual a roupa de trabalho ideal para cada tipo de reunião?

Grau de formalidade

A primeira coisa que você deve pensar na hora de escolher o que vai vestir é o grau de formalidade ou casualidade da reunião. “Às vezes, o encontro exige uma certa pomposidade e você precisa estar vestido mais formalmente do que costuma estar no dia a dia”, diz ela.

Cores escuras para reuniões tensas

Em reuniões mais tensas, principalmente naquelas em que você deve apresentar resultados negativos ou precisa cobrar o cliente, é interessante que você pareça mais “blindado”, ou protegido, para enfrentar questionamentos ou olhares mais agressivos. A dica é usar cores mais escuras – azul marinho, preto, grafite, por exemplo – e peças mais “estruturadas”. “No lugar de tecidos molinhos, como seda, malha ou viscose, escolha tricoline, algodão ou lã fria de blazer, por exemplo”, diz Ana.

O ideal, na situação acima, é que você esteja vestido dessa forma pelo menos da cintura para cima – que é o que de fato vai aparecer quando você se sentar à mesa para a reunião. “Claro que você pode estar com esse visual no corpo inteiro, mas, às vezes não é necessário ter essa aparência tão sisuda durante o dia todo e você pode quebrar isso usando, por exemplo, uma calça de cor mais clara.” O contraste de preto e branco, por exemplo, funciona bem para demonstrar seriedade, força e maturidade.

Escolhendo os acessórios

Detalhes também fazem diferença. Para momentos tensos, a recomendação da consultora é escolher acessórios prateados, que são mais frios, no lugar dos dourados, que são mais quentes. “A gola da camisa também pode ser mais pontiaguda e não tão arredondada.”

Cores simpáticas

Já em situações em que você faz a reunião para se aproximar da equipe ou do cliente, a dica é apostar em cores mais claras, como cinza médio, cáqui, bege e caramelo, que são abertas mas ainda formais, ou até laranja, que lembra amizade, amarelo, que é divertido, e um azul médio ou claro, que e simpático e não cria barreiras.

Para os homens

Para os homens, uma dica especial: se a reunião for com mulheres, pode ser uma boa apostar em tons de rosa e lilás. “Muitos estudos apontam que essas cores no vestuário masculino geram simpatia principalmente no sexo oposto”, diz Ana. “As mulheres ficam sensibilizadas.” Para as mulheres no entanto, o melhor é evitar esses tons para não parecer muito frágil.

Texturas provocam acolhimento

Em reuniões em que você busca contato físico ou uma sensação de acolhimento, roupas com texturas são mais adequadas. “Veludo no lugar da lã fria, por exemplo, ajuda a aproximar as pessoas”, diz Ana.