Home > Dicas > Resumo Profissional: qualificações e diferenciais

Resumo Profissional: qualificações e diferenciais

Preencha seu currículo corretamente e veja os principais erros

por Thayane Fernandes*

Este artigo vai ensinar a prender a atenção do recrutador em apenas dez segundos com o seu Resumo Profissional. Vamos lá?

Por que você precisa preencher este campo?

Assim como você, milhares de profissionais qualificados estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Dependendo da vaga publicada no VAGAS.com.br, ela chega a receber mais de 1.000 currículos e apenas quem se destaca leva a atenção do recrutador.

O campo “Objetivo Profissional” dá uma primeira dica para o avaliador se seu currículo realmente tem o perfil buscado, mas é o campo “Resumo Profissional/Qualificações” que mostra de uma forma breve as evidências.

Aqui você pode ver o porquê da grande maioria dos currículos enviados não ser lido pelos recrutadores.

Como elaborar o Resumo Profissional?

Destaque brevemente suas experiências profissionais, empresas ou setores que trabalhou, formação acadêmica e habilidades extras (como idiomas e/ou ferramentas). O ideal é escrever entre um e dois parágrafos. Seja objetivo e evite adjetivos clichês do tipo “pró-ativo, esforçado e fiel” no seu resumo profissional.

Resumo profissional jovem aprendiz

Resumo profissional jovem aprendiz

Resumo profissional analista financeiro

Resumo profissional coordenador RH

 

 

Dica extra: leia a descrição de alguns anúncios em sua área e coloque as principais habilidades exigidas em seu currículo (claro, apenas as que você possui conhecimento/experiência. Não vale inventar!).

*Equipe de Marketing da VAGAS.com

 

<< Passo anterior (Como criar o Objetivo Profissional)
Próximo passo >> (Como listar sua formação acadêmica)