Home > Dicas > Quer treinar para entrevista de emprego? Use o celular!

Quer treinar para entrevista de emprego? Use o celular!

Se você nunca pensou em treinar para entrevista de emprego, chegou a hora de fazer isso.

Afinal, você já foi convidado para várias entrevistas, mas ainda não conseguiu a vaga que tanto precisa. Você já revisou o currículo e o job description mil vezes, certo? Então, agora é a hora de descobrir onde você está errando na conversa com o recrutador.

E sabe qual é a forma mais fácil de fazer isso? Segundo Gary Burnison, CEO da empresa de recrutamento executivo Korn Ferry, usando o seu celular – esse mesmo que está na sua mão ou no seu bolso. “As pessoas superestimam seus pontos fortes e subestimam suas fraquezas o tempo todo”, afirma ele, em sua coluna na Forbes. “Elas acham que podem improvisar, mas não podem”, alerta.

Sua dica, então, é usar a câmera do smartphone para gravar uma simulação da conversa que você costuma ter com o entrevistador. Somente assim, segundo o especialista, você pode saber onde pode melhorar.

Como treinar para entrevista de emprego com o celular

1- A câmera não mente

Quando simular uma entrevista sabendo que ela está sendo gravada – mesmo que a gravação seja feita por você mesmo – possivelmente você fique um pouco nervoso. Esse nervosismo é bom para saber como você se comporta em situações desconfortáveis, como uma entrevista de emprego, claro. Ao assisitir à gravação, você vai ouvir todos os “hum”, “é…”, “tipo…” “sabe” etc que você deixa escapar sem perceber.

E tem mais. Você também vai saber como anda sua comunicação não verbal: como você se senta, sua expressão facial, seus gestos etc. “Um candidato que entrevistei não moveu um músculo durante toda a nossa conversa”, afirma Burnison. “Ele não gesticulou ou mudou de postura. Foi esquisito!”, conta ele. No outro extremo, o executivo viu pessoas se contorcendo em suas cadeiras, balançarem as pernas para cima e para baixo e gesticularem descontroladamente.

Algum comportamento desse tipo pode estar prejudicando seu desempenho. Lembre-se de que é preciso passar confiança e competência, por isso é importante praticar a entrevista previamente e conferir se isso está acontecendo.

2 – Ensaiar sim, decorar não

Você deve ensaiar para a entrevista, mas não é necessário decorar as suas falas. De acordo com o especialista, respostas decoradas não transmitem sua autenticidade. O melhor dos mundos é que você possa pedir a opinião de um mentor – um profissional da sua área, tão ou mais experiente que você, por exemplo. Se você tem alguém assim com quem possa contar, mostre a gravação a ele e peça um feedback sincero para saber onde você pode melhorar

3 – “Fale-me sobre você”

Grave em vídeo as suas respostas para as principais perguntas da entrevista de emprego. Por exemplo, descreva sua posição mais recente, qual a sua maior conquista profissional, quais são seus pontos fortes e fracos, por que você quer trabalhar aqui e, claro, fale-me sobre você. Ao reproduzir a gravaçao, pense como você pode ser mais conciso. A dica é tentar responder cada pergunta em 30 segundos, no máximo. “Você precisa de respostas que sejam fortes, claras, convincentes e objetivas”, afirma Burnison. E atenção: respostas de uma palavra só são um desastre. É preciso manter a conversa viva.

4 – Melhore sua “likeability

Burnison recomenda que você observe a gravação do ensaio para a entrevista pensando em como você pode melhorar o que ele chama de “likeability”, que em português significa algo como “agrabilidade” – ou seja, sua capacidade de ser agradável para a outra pessoa. Você parece autêntico? Consegue criar uma conexão com o entrevistador? Ele pode ter uma ideia de quem você é? Tomar esses cuidados pode melhorar a imagem que o recrutador vai fazer de você em questão de segundos.

5 – Ensaie também para a entrevista por vídeo

Vale a pena você ensaiar também para entrevista por videoconferência, com webcam. Uma ideia é praticar uma sessão pelo Skype com um amigo, checando se há distrações de fundo ou qualquer problema tecnológico. A dica? Vista-se adequadamente da cabeça aos pés, mesmo que você esteja visível apenas dos ombros para cima. Não seja pego desprevenido ao ter de levantar para fechar uma porta.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.