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Quer ser um bom líder? 10 dicas que podem ajudar

Liderança é uma competência que todo profissional pode desenvolver. Veja por onde começar

Ser líder é o objetivo de grande parte dos profissionais. Há alguns sortudos já nascem sabendo o que fazer para inspirar e liderar pessoas. No entanto, para a maioria de nós essas habilidades não são tão naturais assim. Felizmente, a capacidade de liderança é uma competência que pode ser desenvolvida e praticada. Quer ver como?

Como ser um líder melhor

1 – Crie conexões com a equipe

Um bom líder tem empatia, positividade, propósito, compaixão e humildade. Com essas características, ele consegue criar conexão com a equipe e senso mútuo de confiança e entendimento.

2 – Melhore sua comunicação

Um bom líder precisa saber se comunicar bem para que sua mensagem seja bem compreendida por todos os membros da equipe. É preciso falar com clareza e transparência e, muitas vezes, adaptar a forma como você vai falar de acordo com a pessoa que estará ouvindo. Por exemplo, quando estiver conversando com alguém focado em números e resultados, traga esses argumentos para a conversa. É importante também saber qual o melhor meio para falar com cada pessoa. Pessoalmente, por email, whatsapp?

3 – Perceba o ambiente

A boa comunicação inclui a compreensão o ambiente por meio da observação e da escuta. A um grande líder é também um bom ouvinte, alguém que se concentra no tom e no conteúdo de uma conversa.

4 – Conheça seu time

Para se comunicar bem com as pessoas da sua equipe, como sugerido acima, você precisa conhecer uma a uma. Saber quem é quem, o que motiva cada um, quais seus interesses, seus talentos, suas lacunas. Um bom líder conhece os membros da sua equipe melhor do que qualquer outra pessoa.

5 – Incentive a criatividade

Se você quiser que seus funcionários entreguem o seu melhor, precisa incentivar que eles apresentem ideias criativas e possam experimentá-las.

6 – Admita seus erros

Há quem pense que admitir que está errado é um sinal de fraqueza, quando o que ocorre é justamente o contrário. Quanto mais transparente e honesto você for, mais as pessoas o respeitarão como líder.

7 – Aprenda a identificar talentos

Saber identificar e contratar as pessoas certas é um grande diferencial de um líder. Mas não basta. Um grande líder precisa também entender essas pessoas – de origens e habilidades diversas – podem trablahar da melhor forma em equipe.

8 – Seja parte da equipe

Um bom líder não apenas diz o que a equipe deve fazer. Ele é parte da equipe e, por isso, arregaça as mangas e faz o que for preciso para que todos alcancem os objetivos.

9 – Dê feedbacks honestos

A melhor forma de incentivar o desenvolvimento dos seus funcionários é oferecendo feedbacks diretos e honestos em relação ao que eles podem melhorar.

10 – Peça feedback

Lembra que o bom líder sabe ouvir? Então, ele sabe ouvir inclusive as críticas da equipe para direcionar seu próprio desenvolvimento. Peça feedback, ouça com atenção, pense a respeito e tenha humildade para buscar melhorias.

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