Home > Dicas > Como falar sobre o ambiente de trabalho ideal para você

Como falar sobre o ambiente de trabalho ideal para você

Entenda o que o recrutador quer saber com essa pergunta e como responder da melhor forma

Durante a entrevista de emprego é possível que o entrevistador pergunte qual é o ambiente de trabalho ideal para você. A pergunta pode parecer estranha, mas a ideia é simples. O entrevistador quer investigar o quanto vocêm tem match com a emprsa e sua cultura. Ou seja, ele quer saber se você prefere trabalhar em empresa grande ou pequena, se flexibilidade de horário é importante na sua opinião e se você se daria bem em uma empresa sem chefes, por exemplo.

Responder essa pergunta sem ser eliminado nas primeiras duas ou três frases, no entanto, é uma questão de preparo. Você precisa estudar a empresa antes da entrevista e conhecer minimamente o ambiente de trabalho que ela oferece. Não estou dizendo que você vá mentir – certamente essa nao é uma boa ideia. Vocês simplesmente pode evitar dizer que uma empresa sem chefe deve ser uma bagunça, ainda que essa seja a sua opinião, se realmente estiver interessado na vaga que está disputando. Você até pode dizer que nunca trabalhou em uma empresa horizontal e tem curiosidade de saber como as coisas funcionam na prática. Entende?

Como falar sobre o ambiente de trabalho ideal para você

Pesquise a empresa

Como eu disse, é preciso fazer a lição de casa antes da entrevista. O próprio site corporativo pode trazer muitas indicações sobre o ambiente da empresa. A seção “sobre nós”, por exemplo, pode informar o tamanho da empresa, quantidade de funcionários, seus valores, sua missão.

Converse com pessoas que trabalhem lá

Você conhece alguém lá dentro? Converse, pergunte sobre o ambiente de trabalho. Nada melhor para obter informações práticas e reais.

Mostre que fez a lição de casa

Você pode comentar que estudou a empresa e percebeu que o ambiente parece mais informal, por exemplo. Diga por que você se encaixa nisso e por que ficou animado com essa possibilidade.

Tente ser neutro na resposta

O ideal é dar respostas neutras, que não eliminem suas chances no processo seletivo. Demonstrar flexibilidade para se adaptar a diversas culturas é ótima ideia, desde que seja uma realidade. Vale relatar, por exemplo, que você já passou por empresas com culturas bem diferentes e conseguiu ser produtivo em todas elas. A dica é evitar opinões radicais e comentários engraçadinhos.

Fale mais sobre o que você gosta

É melhor você falar sobre tipo de ambiente que você gosta do que entregar logo de cara tudo o que não gosta em uma empresa. A dica vale especialmente para aqueles momentos em que você não conseguiu obter muita informação sobre a empresa.

Não minta

Apesar de estar interessado na vaga, você também não pode ser desonesto. Se você souber que não suporta um ambiente altamente competitivo e o entrevistador perguntar sobre isso diretamente, não minta. É melhor ser honesto e perder a vaga, se for o caso, do que levar esse processo adiante e não suportar a pressão dias depois de ser contratado.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.