Home > Dicas > Primeiro emprego: como fazer sua carta de apresentação

Primeiro emprego: como fazer sua carta de apresentação

Você pode demonstrar que é perfeito para a vaga mesmo que não tenha experiência profissional

Fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego pode parecer muito complicado quando você quer se candidatar a uma vaga, mas ainda não tem experiência profissional.

De forma geral, o objetivo dessa carta é apresentar você ao recrutador ou à pessoa que vai selecionar os currículos, demonstrar que você atende aos requisitos do anúncio e despertar o interesse da pessoa para a leitura do seu currículo.

Em poucas palavras, a carta deve demonstrar que seus conhecimentos e suas habilidades pessoais se encaixam perfeitamente nos requisitos do trabalho e que você pode desempenhar muito bem a função (confira um modelo no final do texto).

Carta de apresentação para primeiro emprego

Quer saber como fazer uma carta assim? Para começar, uma boa carta de apresentação ela deve conter:

  • Seu nome, e-mail e telefone no topo da página, à direita, ou abaixo do seu nome, no final da carta.
  • O nome da empresa e o nome completo da pessoa de contato, à esquerda, quando você tiver essas informações.
  • O assunto (por exemplo, o nome da vaga a que você está se candidatando).
  • Uma referência direta a pessoa para quem você está escrevendo, se você souber o seu nome. Vale um “Prezado Sr Carlos Alberto Costa”, por exemplo, ou apenas um “Prezados senhores”, quando você não souber o nome do recrutador.
  • Uma pequena introdução em que você se apresenta ao leitor.
  • Um texto simples que destaca seus conhecimentos e características relevantes para o trabalho.
  • Um parágrafo final em que você agradece a oportunidade e se coloca à disposição para uma entrevista, por exemplo.

A carta não deve ser longa, mas precisa ser eficiente para atrair a curiosidade do recrutador.

O que destacar quando você não tem experiência profissional

Se você nunca trabalhou, você pode usar o próprio anúncio de vaga (job description) para destacar algumas atividades e características suas que sejam relevantes para a posição. Veja alguns exemplos:

  • Habilidades que você tem e que sejam bastante desejadas pelas empresas. Capacidade de trabalhar em equipe é uma delas. Boa comunicação é outra.
  • Pontos fortes da sua formação que demonstrem que você é um bom candidato para a vaga. Pode ser algum curso específico, um intercâmbio ou alguma matéria optativa que esteja diretamente ligada à vaga ou à área de atuação da empresa.
  • Atividades extras que você tenha desenvolvido na escola/faculdade ou algum trabalho voluntário que você tenha feito e que tenha ajudado a desenvolver determinadas competências.

Como enviar a carta de apresentação

As plataformas de candidatura online costumam ter um espaço dedicado à carta de apresentação. Se for o caso, é nesse campo que você deve incluir o texto.

Quando a candidatura à vaga pede que o currículo seja enviado por e-mail, você pode incluir a carta de apresentação logo no corpo do e-mail – e não como anexo.

Quando o currículo é impresso – o que é bastante raro atualmente – a carta deve ir junto, como primeira página.

Modelo de carta de apresentação para primeiro emprego

Assunto: Vaga de assistente editorial

Prezado Sr(a) XXXXX / Prezados Srs (quando você não sabe o contato direto da pessoa),

Gostaria de expressar meu interesse pela vaga de assistente editorial na sua empresa.

Como recém-graduado em Jornalismo, acredito que possa ser um bom candidato para um cargo na Point Editorial.

O anúncio da vaga afirma que a empresa procura alguém com habilidade de escrita, conhecimento avançado de inglês e capacidade de trabalhar em equipe.

Eu me destaquei nas disciplinas de redação de texto na faculdade e mantenho um blog (link para a página) de resenhas de livros. Recentemente, passei dois meses estudando inglês de forma intensiva em intercâmbio no Canadá e alcancei nível avançado no idioma.

Além disso, participo de uma atividade voluntária de contação de histórias para crianças carentes, o que me ajudou a aprender a trabalhar em equipe para alcançar o melhor resultado para todos.

Acredito que minha contribuição possa ser positiva para a Point Editorial e estou muito animado com a possibilidade de começar minha carreira com vocês.

Envio aqui meu currículo e desde já agradeço a oportunidade e me coloco à disposição para qualquer contato.

Obrigado,

Cristiano Santos
Rua Caetano Alves, 221
São Paulo, SP
Anac.santos@gmail.com
(11) 99999-2222

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.