Home > Dicas > Passo a passo para deixar seu currículo mais criativo

Passo a passo para deixar seu currículo mais criativo

Conheça alguns passos simples para você se destacar entre centenas de concorrentes

É comum que você se sinta entediado quando não faz ideia do que fazer para deixar seu currículo mais criativo e mostrar ao recrutador que tem todas a qualidades necessárias para preencher aquela vaga. Você faz tudo o que pode, mas não tem retorno algum. 

Se o seu currículo é a primeira coisa que o recrutador olha – e ele faz isso por apenas alguns segundos – como você pode ter certeza de que ele passou mesmo os olhos pelas informações mais relevantes que você colocou ali?

Bem, com base em artigo do The Muse, selecionamos alguns pontos que podem ajudar a destacar seu currículo entre centenas de concorrentes. Confira!

Como deixar seu currículo mais criativo

1 – Coloque alguma cor

Um pouco de colorido pode fazer seu currículo saltar entre dezenas de papeis em preto e branco. A cor não é atraente apenas para os olhos, mas ajuda a destacar algumas informações e facilita a leitura do documento. A dica é não exagerar. Apenas coloque uma corzinha de fundo ou no título de um ou outro item.

2 – Busque alternativas ao Times New Roman

Ok, de certa forma o Times New Roman acabou se tornando a fonte profissional padrão. Tudo bem que ela seja formal e fácil de ler, mas usá-la acaba fazendo seu currículo se misturar entre centenas deles. Quer uma boa notícia? Janie Kliever, proprietária do Design Artistree Creative Studio, indicou as melhores e piores fontes para um currículo. Algumas dicas? Garamond, Helvetica e Geórgia. E, claro, Comic Sans não é uma fonte adequada.

3 – Facilite a leitura

É importante lembrar que o recrutador não tem muito tempo para analisar cada currículo. Por isso, facilitar a vida dele é uma ótima estratégia para se destacar na multidão. Isso significa que usar fonte 8 para compactar tudo em uma página é péssima ideia. O melhor mesmo é concentrar as informações relevantes e descartar as que não são tão importantes.

4 – Use palavras ativas

Observe o anúncio de vagas para escolher as palavras que você vai usar no currículo. A empresa procura alguém que possa “projetar e implementar novos programas”? Use essas expressões (a menos, claro, você não tenha feito essas coisas). Além disso, use uma linguagem que enfatize o que você realizou e não apenas suas responsabilidades.

5 – Organize as informações de modo diferente

Você não tem necessariamente de organizar seu currículo naquela ordem padrão Experiência, Formação, Competências etc. Em alguns casos, pode funcionar melhor construir um currículo por competências. Especialmente se você não tiver um longo histórico profissional para relatar. Confira no link como fazer. E boa sorte! 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.