Home > Dicas > 7 dicas para o amigo secreto da empresa

7 dicas para o amigo secreto da empresa

Descubra como brincar no evento corporativo sem cometer gafes

Participar do amigo secreto da empresa faz parte da vida de muitos profissionais. Tanto quanto uma reunião ou aquele happy hour com o chefe. O grande problema é que ele tem alta probabilidade de se tornar um mico daqueles que ninguém esquece. Para que isso não aconteça com você, confira nossas dicas.

Como participar do amigo secreto da empresa

1. Sim, você precisa participar

Mesmo que se sinta desconfortável ou que tenha um desafeto “daqueles” no departamento e que não possa imaginar o que vai acontecer se tirar o nome dele no sorteio. “As únicas justificativas aceitáveis são a pessoa estar em uma fase realmente sem grana (pode estar montando um apartamento ou ter tido uma despesa extra inusitada) ou já saber que estará viajando na data combinada”, afirma a consultora de imagem e etiqueta Ana Vaz.

2. Não demonstre o sentimento

Não pule de alegria nem demonstre frustração ao ler o nome do amigo sorteado. Em hipótese alguma peça para trocar o papel. Já pensou o que vai acontecer se não toparem a troca? As pessoas certamente vão observar sua reação e ligar os fatos quando você revelar o segredo.

3. Nem mais caro, nem mais barato

Essa gafe é muito fácil de evitar. Se está combinado que o presente de amigo secreto deve estar em determinada faixa de preço, por favor, não invente de gastar mais ou economizar com isso. Se economizar, seu amigo vai se sentir lesado, com razão. Se gastar mais, principalmente se for presentear o chefe, vai parecer bajulação.

4. Amigos íntimos não são secretos

Se você deu a sorte de tirar o seu amigo do coração no sorteio, a regra do preço continua valendo. Se você fizer questão de dar um presente mais caro para ele, faça isso fora do evento corporativo, de preferência até fora da empresa, ou muito discretamente. “Por favor, não deixe um presente sobre a mesa do colega, pois isso constrange todo mundo, tanto o presenteado quanto os preteridos”, diz Ana.

5. Não queira ser engraçadinho

Evite comprar presentes para fazer uma graça, mesmo que tenha intimidade com as pessoas. Algumas brincadeiras podem ser muito mal vistas. Entre os campeões das gafes estão itens de sex shop e CDs que a pessoa considera ridículos ou extremamente bregas. “Vai que você faz isso para dar risada e alguém lá é super fã”, alerta Ana. Lembre-se: depois que você faz a brincadeira, não tem como consertar.

6. Evite o álcool

Muitas vezes o amigo secreto da empresa é no horário de almoço. Por essas e outras é recomendável evitar bebidas alcoólicas. “Sempre tem alguém que sugere uma bebidinha, mas, se a sugestão não partir do chefe, é melhor recusar”, recomenda Ana. Já se o próprio chefe convidar para um brinde, ok, você pode brindar, mas não vá além disso. “Você ainda vai voltar para o trabalho, possivelmente tenha que pegar o carro etc.”

7. Entre de coração

Sabe aquela velha máxima: “quem entra na chuva é para se molhar”? Pois então, se você está no amigo secreto, participe das atividades, escolha o presente com atenção, divirta-se. Vai durar uma hora (ou duas, talvez), então aproveite o momento!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.