Home > Dicas > O que você deve fazer ANTES da entrevista de emprego

O que você deve fazer ANTES da entrevista de emprego

Confira este checklist para chegar bem preparado e conversar cara a cara com o entrevistador

por Ana Lisboa*

É difícil saber o que fazer antes da entrevista de emprego.

Afinal, o  grande dia chegou.

Depois de mandar currículos, acessar sites, buscar ajuda de todos os conhecidos e passar muitos momentos de tensão, a entrevista foi agendada. Agora começa o perigo de verdade.

A função principal de um currículo é colocar o profissional sentado na frente do entrevistador. Uma vez ocupando essa posição, cabe a você, candidato, errar o mínimo possível, estar bem informado sobre a empresa na internet e chegar o mais perto que puder do modelo do profissional ideal.

Para ajudar, confira esta lista das principais providências que você deve tomar antes de estar cara a cara com o entrevistador. Confira!

Checklist: o que fazer ANTES da entrevista de emprego

1 – Prepare-se com uma linha do tempo

Revise seu próprio currículo e faça uma linha do tempo em um papel.

Escreva, em ordem cronológica, todos os registros profissionais, cursos, especializações, faculdades etc. Esse exercício é importante para refrescar a memória e responder com segurança aquela frase clássica que o recrutador usa para quebrar o gelo: “Fale-me um pouco sobre você…”.

2 – Pesquise tudo o que puder sobre a empresa

Desde que você saiba o nome do contratante, essa lição de casa é indispensável. Invista um bom tempo em pesquisar tudo o que puder sobre a empresa na internet.

Isso faz com que você chegue bem preparado para o bate-papo e também ajuda a formular perguntas inteligentes que você pode fazer para o recrutador quando ele abrir espaço para isso.

Não desperdice a oportunidade.

Sem contar que, nessa pesquisa, você pode encontrar informações negativas sobre a empresa – e isso pode poupá-lo de aborrecimentos futuros.

3 – Cuide de você

A ansiedade pode tirar a fome, fazer suar frio, atrapalhar as noites de sono, mas cabe a você aceitar – ou não – tudo isso.

Ao perceber esses sintomas, procure respirar de forma calma e compassada, caminhar ao ar livre, alimentar-se de modo leve ou até convidar aquela pessoa bem humorada e divertida para dividir esse momento com você.
O excesso de nervosismo atrapalha seu desempenho e isso pode tirar a sua vaga.

Convido você a pensar da seguinte forma: o principal assunto da entrevista é você mesmo, certo? Então, não há motivos para se preocupar! Basta, com calma, contar sua própria história e aguardar o resultado.

Agora fica mais fácil de entender a importância do item 1, não é mesmo?

4 – Chegue antes do horário marcado

Revisar o caminho, os tipos de transporte a serem utilizados e sair com pelo menos meia hora de antecedência ANTES do tempo ideal de deslocamento são boas providências.

Pontualidade é critério de desempate para alguns processos seletivos.

Se houver um imprevisto, mesmo que suas desculpas pelo atraso sejam aceitas, seu emocional poderá traí-lo.
O estado de tensão pode prejudicar sua desenvoltura diante do entrevistador.

Por fim, entrevistas são oportunidades únicas. Prepare-se e aproveite o máximo a chance de mostrar seu potencial. Espero ter ajudado a causar uma excelente primeira boa impressão.

Sucesso e até o mês que vem!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.