Home > Dicas > “O que meu chefe quer dizer com isso?”

“O que meu chefe quer dizer com isso?”

Confira algumas frases que muitos gestores usam quando não sabem dizer o que querem

Nem todas as frases que seu chefe diz realmente fazem algum sentido. Como explica o coach Alexandre Rangel, muitos gestores não sabem exatamente o que querem e, por isso, acabam soltando frases que não dizem nada, principalmente em momentos de pressão e descontrole. “Eu já vi isso acontecer muitas vezes”, diz ele.

“O funcionário fica dias e dias tentando entender o que foi dito quando, muitas vezes, não há nada a ser entendido”, afirma. Para ajudar os profissionais a pouparem seus neurônios em casos assim, Rangel listou algumas das frases vazias mais proferidas por chefes de todas as áreas.

8 frases que o chefe diz em momento de pressão

1. “Você precisa melhorar no geral”

Tudo bem, dar feedback é excelente para o desenvolvimento do profissional, mas uma frase desse tipo não significa absolutamente nada. “O funcionário que ouve isso fica com cara de paisagem, pois é impossível decifrar o que o chefe quer dizer”, afirma Rangel.

2. “Você precisa pensar fora da caixa”

Rangel garante que já ouviu ordens desse tipo em todos os níveis do organograma. “Do presidente ao coordenador, eu nunca ouvi alguém dizer essa frase e explicar o que espera do funcionário”, afirma. “O funcionário, por outro lado, fica frustrado, achando que está dentro da caixa quando, na verdade, nem sabe onde está a caixa e nem como pode sair dela”, explica.

3. “Você precisa ser mais estratégico”

Esta segue a mesma linha da frase anterior. Dificilmente quem diz isso sabe exatamente o que quer e também, raramente, quem escuta entende o que seria ser “mais estratégico” naquele determinado contexto.

4. “Você pensa pequeno”

Você sabe exatamente qual o tamanho do seu pensamento? “Pois é, é com essa dúvida que o funcionário fica ao ouvir algo desse tipo”, garante Rangel.

5. “Eu não preciso falar o óbvio para você, né?”

Segundo o coach, essa frase não faz sentido porque nem sempre o que é óbvio para o chefe é óbvio também para o funcionário.

6. “Você quer que eu desenhe?”

É difícil imaginar que utilidade tem uma frase deste tipo além de ofender o interlocutor. Ou não?

7. “Esse não é o pensamento da casa”

As maiores vítimas dessa frase normalmente são os profissionais mais juniores, recém-chegados à empresa. “Daí a entender qual é o pensamento da casa são anos de coaching e terapia”, brinca Rangel.

8. “Eu não pago para você ter ideias, eu pago para você executar”

Uma grosseria desse tipo dispensa comentários. “Já vi um diretor deixar de apresentar um projeto brilhante para o chefe depois de ouvir isso”, conta Rangel. De forma geral, a dica para quem passar por qualquer uma dessas situações é não reagir – pelo menos não imediatamente. “O melhor é tentar esclarecer depois o que o chefe quis dizer, pedindo informações específicas em uma conversa informal, em um momento em que os ânimos já estejam mais apaziguados.”

Uma boa forma de fazer isso é dizer ao chefe que está considerando o que ele disse e que gostaria de ter alguns exemplos para entender melhor os pontos que podem ser melhorados. “Também não recomendo seguir o exemplo do funcionário que, por vingança, nunca apresentou uma excelente ideia ao chefe. Se ele entendesse que aquilo foi dito num momento de descontrole, todos poderiam ganhar com o projeto.”

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.