Home > Dicas > Não deixe a procrastinação atrapalhar a sua vida

Não deixe a procrastinação atrapalhar a sua vida

Saiba como este vício pode comprometer a produtividade e a imagem

Sabe quando toca o despertador e você – sem pensar duas vezes – ativa a opção “soneca”, querendo dormir “só mais um pouquinho”? Pois é, quando você adia (mesmo que por alguns minutos) a hora de levantar da cama está fazendo o que os entendidos do assunto chamam de procrastinação. A palavra é meio esquisita, mas seu significado é bem simples. Procrastinar quer dizer deixar para depois o que você não necessariamente precisa fazer agora.

É verdade que quase todo mundo tem essa mania. No entanto, como alerta a psicóloga Nina Garcia Taboada, fazer dessa a prática mais comum da sua vida pode trazer prejuízos sérios para a carreira. “Procrastinar por si só não é um grande demônio”, diz ela. “Deixar para entregar um relatório no dia seguinte se hoje você está totalmente desconcentrado pode ser uma decisão sábia, mas, se isso ocorrer com muita frequência, você pode começar a ter problemas”, explica.

Para saber se esse vício anda comprometendo sua produtividade e sua imagem, confira seus principais sinais de alerta.

Como identificar se a procrastinação está atrapalhando sua carreira

  1. O hábito de adiar uma tarefa começa a ser um problema quando você deixa de fazer as coisas importantes – até que, de repente, elas se tornam urgentes. Quer um exemplo? “Fazer um check-up no dentista uma vez por ano é importante, mas se você adiar até que seu dente doa terrivelmente isso vai se transformar em urgência. Aí terá de parar tudo o que estiver fazendo para resolver isso naquele exato momento.”
  2. Um sinal claro de que você está deixando para resolver o que é importante apenas quando se torna urgente é que você começa a passar os dias apenas apagando incêndios. “Se sua rotina for essa, há grandes chances de você estar com um problema de procrastinação”, afirma a psicóloga.
  3. Outra consequência perigosa é você levar fama de quem não cumpre prazos. Fique atento porque isso abala a sua credibilidade e possivelmente prejudica a sua equipe, seu chefe ou seus colegas, que provavelmente têm de esperar por uma decisão ou atitude sua para cumprir as tarefas deles.
  4. A procrastinação excessiva muitas vezes esconde sentimentos de baixa autoestima e falta de confiança na sua capacidade de realizar determinada tarefa. Isso porque, na maioria das vezes, nós adiamos assuntos que trazem ansiedade ou insegurança porque não queremos lidar com eles. Descubra onde de fato está o problema para começar a resolvê-lo.
  5. A desculpa campeã do procrastinador é “Não tive tempo“. Preste atenção na quantidade de vezes que você justifica algum problema com essa fala. Mas quanto tempo você levaria para mandar um e-mail simples? Dois minutos, no máximo? De fato você acredita que não teve dois minutos para se dedicar a isso?

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.