Home > Dicas > Não atrase o aprendizado de um idioma

Não atrase o aprendizado de um idioma

O ideal é dividir a meta macro em várias atividades constantes

por Lígia Crispino*

Procrastinação é uma característica do ser humano, não surgiu com a sociedade moderna, por conta da tecnologia, internet, redes sociais etc. É uma palavra que permeia a nossa vida pessoal e profissional. Joseph Ferrari, especialista em procrastinação e professor de psicologia da DePaul University de Chicago, realizou um estudo sobre o tema e o resultado mostrou que 63,4% das pessoas procrastinam a leitura e 44,3%, idioma.

Entre as dez competências mais buscadas pelas empresas em processos seletivos, a boa comunicação em português é a primeira e o domínio do inglês, a sexta. No aprendizado de um idioma estrangeiro, é muito comum as pessoas adiarem o início de um curso, pois sabem que é algo que demanda tempo e dedicação. Há também aqueles que conseguem até começar o curso, mas sempre interrompem. Passam por várias escolas, mas não concluem.

Dicas para aprender outro idioma

Para se tornar fluente, evitando a procrastinação, o ideal é dividir essa meta macro em várias atividades constantes, além das aulas regulares em uma escola que tenha a ver com o seu estilo de aprendizagem:

  • Realizar exercícios do livro de gramática referente a estruturas gramaticais novas, vistas em aula;
  • Realizar exercícios gramaticais, buscando automação das estruturas que apresentam erros frequentes no discurso do aluno. Seu professor deverá sinalizar;
  • Escrever frases com as palavras novas da semana. Uma variação é fazer redação com o máximo possível de palavras novas;
  • Ouvir os diálogos e monólogos do material de áudio referente às lições já vistas em aula;
  • Ouvir notícias, podcasts, palestras, entrevistas etc;
  • Acessar os companion sites (atividades online) dos livros. Quase todas as editoras já oferecem esse recurso;
  • Gravar as palavras com as quais você tem dificuldade de pronunciar e ouvir várias vezes;
  • Fazer todos os exercícios do livro de tarefas, antes de o professor pedir. Está terminando a unidade, já pode começar a fazer os exercícios de fixação;
  • Construir um glossário, com o significado no idioma a ser aprendido e uma frase como exemplo. Abastecê-lo regularmente e tentar usar as palavras em suas aulas.

Cadastre seu currículo e aproveite as oportunidades. Se você já tem um cadastro, atualize aqui.

*Sócia-diretora da Companhia de Idiomas