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Melhore sua segunda-feira no trabalho!

6 dicas para você levantar bem disposto no começo da semana

por Fernanda Bottoni

Você sofre para sair da cama e engatar a primeira marcha na segunda-feira? Se sim, com certeza também é de muita gente boa espalhada por aí. Dificilmente deve haver algum dia da semana tão detestado – e temido – quanto esse, mas podemos tomar algumas medidas para fazer com que ele seja menos sofrido. Para ajudar nessa empreitada consultamos Adriana Gomes da ESPM. Veja a seguir as recomendações.

6 dicas para sua segunda-feira ser melhor

1. Organize-se

A segunda-feira normalmente parece conturbada, pois muita gente deixa acumular tarefas e tem uma organização para sair na sexta-feira com a consciência tranquila. Portanto, a primeira dica é usar o último dia útil da semana para organizar a que vai começar, pelo menos limpando a caixa de entrada dos e-mails e arrumando os compromissos e eventos da agenda.

2. Não adie tarefas

Não adie tarefas chatas ou complicadas que você pode resolver nesta quinta-feira ou sexta-feira para a semana seguinte. Se fizer isso, além de já começar a semana com o humor meio ruim, ainda corre o risco de ficar lembrando da “chatice” durante o final de semana.

3. Não marque reuniões tensas

Evite, sempre que possível, marcar reuniões ou compromissos tensos para a manhã da segunda-feira. “Ter uma reunião logo cedo, antes até de saber o que está acontecendo no mundo, é uma boa forma de começar a semana bem triste”, diz Adriana. O melhor é começar com mais calma até entrar no ritmo e não ser obrigado a fazer isso “no tranco”.

4. Faça atividades de lazer

Aproveite o final de semana para atividades de lazer. “O horário de não trabalho também tem de ser respeitado”. Ou seja, mesmo que você se sinta tentado a trabalhar “só um pouquinho” para adiantar alguma coisa, dar “só uma olhadinha nos e-mails” ou terminar aquele relatório, pois “em casa consegue se concentrar melhor”, contenha-se ou possivelmente vai voltar ao trabalho com a sensação de ter emendado uma semana na outra.

Se você percebe que perde muito o ritmo durante o final de semana, pode tentar criar uma agenda (de lazer, por favor) para o sábado e o domingo. “Você pode tentar acordar no mesmo horário de sempre, ir para a academia, depois marcar um almoço e por aí vai”, diz Adriana.

5. Tome um bom café da manhã

Antes de sair de casa, na segunda-feira, ou antes de sentar à mesa para o trabalho, reserve um tempo para tomar um bom café da manhã, com calma. “Vale a pena até acordar um pouco mais cedo para isso, pois essa sensação boa, de se alimentar bem e sem tanta pressa, pode deixar tudo mais leve durante o dia.”

6. Se observe

Observe se a segunda-feira anda pesada porque você volta mais cansado fisicamente do final de semana ou se é mesmo um cansaço mental ou alguma questão de estresse acumulado. “É natural voltar fisicamente prejudicado já que nesses dias você tira o corpo de cima da cadeira e faz outro tipo de atividade. A volta para o trabalho tem que ser como aquele dia em que você vai andar de bicicleta e depois ficar com o corpo dolorido.”

Agora, se você perceber que o que está incomodando não é o cansaço físico, a mais importante dica para melhorar sua segunda-feira é fazer o que você gosta, com pessoas com que você se sente bem. “Se todo início de semana for um martírio, se você tem a síndrome do domingo à noite, possivelmente esteja com a luz amarela acesa”, diz ela. Se isso estiver ocorrendo de fato, o jeito é encarar o problema e sair em busca de uma solução, até procurando um novo emprego, se for o caso.

 

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