Home > Dicas > Jovem aprendiz: se organize antes de começar!

Jovem aprendiz: se organize antes de começar!

Confira dicas para você se organizar antes de sair procurando oportunidades

por Paula Oliveira

Antes de qualquer “viagem” temos que arrumar a nossa mala e nos preparar para a partida. Aqui vão três dicas para você se organizar antes de sair procurando um emprego de jovem aprendiz.

Instituição

Procure uma instituição que tenha um programa de inserção ao mercado de trabalho (Exemplos: ONGs, SENAC, SENAI, CIEE etc). Elas fornecem cursos de preparação para o mercado de trabalho: português, Excel, como se comportar em uma dinâmica de grupo, como escolher a profissão entre outros.

Currículo para o jovem aprendiz

Faça seu currículo com seguintes informações.

  • Dados pessoais: o recrutador precisa te encontrar. Preste atenção no telefone e e-mail disponibilizados, por estes pequenos detalhes você pode perder uma oportunidade;
  • Estudos: importante colocar se na escola você teve algum destaque positivo, como participação em projetos especiais.
  • Empregos: aqui o selecionador não espera que o jovem já tenha trabalhado, mas saber se você trabalhou ou tem interesse na área a ser preenchida.

Fique tranquilo!

A empresa interessada em contratar o jovem aprendiz irá entrar em contato com a instituição a qual você faz parte e esta irá divulgar o seu currículo. Se a empresa se interessar, o processo seletivo se inicia.

Aqui você descobre quais são os próximos passos para entrar de vez em um processo seletivo para jovem aprendiz.

O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem recebe aprendizado teórico (em sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante). Para participar do programa é preciso ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.