Home > Dicas > Home office: saiba como trabalhar bem no conforto da sua casa

Home office: saiba como trabalhar bem no conforto da sua casa

Descubra se esse tipo de trabalho combina com seu perfil profissional

por Gabriel Porto*

Você com certeza já ouviu falar ou conhece os diversos tipos de home office, certo? 

Bem-vindo a internet, um mundo em que você pode trabalhar a 30 mil quilômetros (ou mais) de distância do seu empregador – e dar tudo certo.

De repente você está na busca de uma vaga para trabalhar de home office tranquilamente e conseguir ganhar o seu dinheiro de boas, certo?

Legal! Vamos dar uma olhada em alguns modelos de trabalho remoto e entender se esse tipo de oportunidade se encaixa com o seu perfil ou não.

Esqueça a resistência, home office é o futuro

Hoje em dia, vemos muitos jovens brilhantes e excepcionais em suas áreas, buscando um trabalho remoto simplesmente pelo fato de se sentirem mais confortáveis trabalhando em suas casas.

Vou te falar o que sempre falamos para eles: a resistência acabou, o trabalho remoto é o futuro (ou o presente já) e veio para ficar de vez. 

Muitos empregadores ainda demonstram uma certa resistência em contratar PJs ou até CLTs que trabalham de casa.

Esse tipo de “controle” é algo do passado. Hoje a palavra é produtividade. Encontrar uma vaga que incentive a sua produção – e não o controle de horas trabalhadas – é totalmente possível.

Mas, como nem tudo são flores, preciso dizer que existe um perfil específico para se dar bem nessa área.

Será que você tem esse perfil?

Você tem perfil para trabalho remoto?

  Se você acha que é só ter um computador, internet e VOILÀ você pode trabalhar de casa, temos uma notícia meio chata: não é tão simples.

Muitos estudos indicam o aumento da produtividade quando você trabalha de casa, porém é necessário ter um perfil específico para isso.

No trabalho você tem uma organização (comportamental, principalmente) que ajuda na hora de cumprir regras, prazos e produção. 

Por mais que não seja a forma mais produtiva de trabalhar, essa organização nas empresas opera a base do comportamento de massa (eu trabalho, logo ela trabalha, logo todos nós trabalhamos, afinal aqui é um ambiente de trabalho).

Em casa você tem muitas distrações.

Talvez até muitas distrações e um cachorro.

O ponto é que é bem diferente do que seria uma empresa e é necessário que você tenha esse perfil para trabalhar remotamente.

Criamos um Quiz aqui na Know-How para ver quem tinha mais perfil para trabalhar de casa (apesar das horas de home office não terem aumentado rs) e deu tão certo que resolvemos abrir para todo mundo participar.

Clicando aqui você vai conseguir ver se tem o perfil para trabalhar remoto ou não. Conta para gente no final quanto você conseguiu de pontuação!

Enquanto você não faz o quiz, ou caso já tenha feito, vai uma dica: a coisa mais importante é a disciplina na hora de se organizar e produzir.

Se você esquece prazos, demora para entregar resultado ou até não tem muita capacidade de se autogerir, é bem provável que o home office te atrapalhe até.

Porém, se você tem todos esses atributos, então você vai se dar bem com o trabalho remoto, o que nos leva ao próximo ponto: as dicas para conseguir uma vaga de trabalho remoto!

Dicas para conseguir um emprego remoto (ou home office)

#1 Ter a infraestrutura é um ponto importante

Certifique-se que você tem internet o suficiente para navegar em uma velocidade razoável. O mesmo se aplica ao seu computador, certo?

Não adianta trabalhar de home produzindo vídeos, por exemplo, e não ter uma máquina que suporte a produção de 2 ou 3 vídeos grandes e pesados por dia. Isso só vai te atrasar (e pior, te estressar).


#2 O trabalho remoto também exige um processo seletivo

Não ache que só porque o seu empregador não pode te ver frente a frente, ele não irá querer te conhecer ou entender se você tem o perfil para a vaga.

É claro que não existirá dinâmica de grupo, né! Mas é bem provável que existam testes de aptidão, técnicos e algumas entrevistas. 

#3 Você precisa ter perfil e credibilidade profissional na internet

Não é qualquer empresa que irá te contratar, e para isso você precisa passar segurança para o RH.

#4: Você precisa ter uma hora para começar e uma hora para parar de trabalhar

A saúde mental é algo importante. Sempre falamos para os nosso leitores que é necessário priorizar a saúde mental acima de qualquer coisa na hora de procurar um emprego, estágio ou até mesmo trabalhar no dia a dia.

Por isso, já pense que procurar um trabalho remoto vai te forçar a ter uma organização onde você tenha uma hora para começar a trabalhar e outra para finalizar.

Caso contrário, você pode ficar preso no loop de dormir de dia e acordar a noite, ou até mesmo trabalhar mais horas do que necessário, o que acontece bastante pois você fica em casa e a hora passa rapidinho.

Organização é a palavra-chave na hora de pensar em trabalhar remotamente.

Claro que se você tiver determinado a trabalhar de home office, só testando que você conseguirá saber se é o seu perfil ou não.

Mas esperamos que o nosso quiz e as nossas dicas te ajudem a encontrar oportunidades de trabalho que sejam perfeitas para você.

Até a próxima!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*Gabriel Porto é fundador da Know-How, uma startup de cursos online com treinamento especializado em processos seletivos.