Home > Dicas > Graduado e procurando o primeiro emprego? Veja o que fazer

Graduado e procurando o primeiro emprego? Veja o que fazer

É possível que alguns ajustes na estratégia acelerem a conquista de uma vaga

O segundo semestre chegou e você está começando a suar frio porque não quer terminar o ano formado e ainda sem o tão sonhado primeiro emprego. Certo? Pior que isso: seus amigos estão empregados, ganhando bem e com mil vantagens para contar. Calma! É bem possível que alguns ajustes na sua forma de procurar emprego possam mudar essa situação.

Don Raskin, coach de profissionais em fase incial de carreira e autor de The Dirty Little Secrets of Getting Your Dream Job, faz algumas recomendações para quem está nesse momento e precisa rever sua estratégia. Confira!

Passo-a-passo para conseguir o primeiro emprego

1 – Converse com colegas que estão trabalhando

O caminho mais rápido para seu primeiro emprego é por meio das pessoas que você conhece. Aqueles colegas de faculdade que começaram a trabalhar recentemente são um ótimo recurso. Converse com eles, fale sobre seus interesses. Eles podem não conseguir um emprego para você, mas é possível que forneçam seu contato para recrutadores e gestores em suas empresas. Além disso, como eles acabaram de passar por um processo seletivo, podem ter algumas dicas valiosas para dar.

2 – Comece um trabalho freelance ou temporário

Ter no currículo um trabalho freelance ou temporário no item “experiência profissional” é bem melhor do que nada. Esse esforço provavelmente seja bem visto pelo recrutador durante a entrevista de emprego, por exemplo. Sem contar que contratos desse tipo, além de renderem alguma remuneração, podem se transformar em uma contratação em tempo integral. Se você demonstrar que tem o perfil ideal para a empresa pode ser automaticamente considerado para uma vaga efetiva quando ela surgir.

3 – Aproveite o serviço de orientação de carreira da faculdade

Se a sua faculdade oferece esse serviço, não há por que não aproveitar, ainda que você já tenha se formado. É bem possível que os orientadores possam ajudar a melhorar seu currículo e tenham muitas ideias e contatos para oferecer. Peça ajuda!

4 – Selecione 5 empresas em que você quer trabalhar (e deixe que elas saibam disso)

Se você quer muito trabalhar em uma empresa, faça a pessoa responsável pelas contratações saber disso. Escreva uma carta de apresentação contando sobre a sua vontade. Por que você quer tanto trabalhar lá? A cultura da empresa está alinhada aos seus valores? Você está conectado com a missão da empresa? Ela apoia a mesma causa do social que você? Essa “paixão” pode ser um bom começo, espcialmente no início de sua carreira, quando você está pedindo aos empregadores que apostem em seu potencial, e não em seu histórico.

5 – Pratique a entrevista

Faça algumas simulações de entrevista com algum colega que tenha experiência nisso ou com um coach que possa avaliar seu estilo de comunicação e sinalizar algum erro que você possa estar cometendo.

E, claro, não se esqueça de cadastrar seu currículo no VAGAS.com.br para aproveitar inúmeras oportunidades emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.