Home > Dicas > Exercícios matinais podem aumentar a produtividade

Exercícios matinais podem aumentar a produtividade

Mexer o corpo logo cedo regularmente contribui para que seu dia comece bem

Começar bem o dia pode aumentar a produtividade e a atenção no trabalho. Já pensou nisso? E não é apenas tomando um bom café da manhã que você pode fazer isso. Segundo Paulo Roberto Correia, fisiologista do exercício da Unifesp, exercitar o corpo logo cedo contribui para que seu dia comece bem! Quer ver?

Exercícios matinais para aumentar a produtividade

  •  Antes dos exercícios, é importante comer alguma coisa porque seu corpo passou muitas horas sem ingerir alimentos enquanto você dormia. “Isso não quer dizer que você precisa tomar um café da manhã reforçado antes de começar o treino”, explica o fisiologista. “Duas frutas bastam.”
  • O melhor é começar o dia com exercícios aeróbicos, deixando os de força preferencialmente para a parte da tarde.
  • Vale a pena fazer uma caminhada ou uma corrida suave. Antes disso, claro, é importante fazer alguns exercícios de flexibilidade e alongamento.
  • – Esse tipo de exercício, diz Paulo Roberto, provavelmente não faça você emagrecer, mas vai te dar mais pique para encarar os desafios do resto do dia porque melhora a função pulmonar e cardiocirculatória.
  • Com um pouco de disciplina e mantendo a prática com frequência, o seu corpo vai se habituar à endorfina e também pedir por ela. “O exercício físico provoca liberação de endorfina por isso a prática traz uma sensação de bem-estar depois”, diz ele. “É como se o corpo se viciasse nele.”
  • Se você se acostumar a caminhar todos os dias no mesmo horário, possivelmente dará férias para o despertador digital porque o relógio biológico vai começar a funcionar. “Em pouco tempo, aquela preguiça de levantar deve ser naturalmente substituída pela necessidade do exercício”, explica.
  • Novamente, se você estiver praticando exercícios com regularidade, sempre no mesmo horário, e num determinado dia sair da cama direto para o trabalho, pode se preparar para enfrentar certa dose de irritação e impaciência. “Seu corpo vai pedir a endorfina para se acalmar.”
  • Além da disposição, esse exercício matinal também pode diminuir aquele peso nas pernas, melhorar a respiração e evitar enxaquecas e cólicas.
  • Por fim, a dica do fisiologista é combinar esses exercícios matinais com exercícios de força, preferencialmente no fim do dia, embora nada impeça que você faça alguma coisa leve, como subir escada e agachar, por exemplo, pela manhã. “Exercícios de força facilitam a execução dos afazeres diários, como carregar uma criança ou uma cadeira, e diminuem os riscos de lesão na coluna”, diz o especialista. E aí, está convencido a investir na malhação?

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.