Home > Dicas > Evolua suas competências profissionais

Evolua suas competências profissionais

Entender as necessidades das empresas é uma etapa importante

por Fernanda Bottoni*

Você trabalha arduamente, mas ainda não alcançou o cargo e a remuneração que sonha. Se esse é o seu caso, possivelmente você não esteja sabendo como valorizar suas competências no mercado de trabalho.

Fazer isso não é simples e depende muito de você entender as necessidades das empresas e alinhar tudo isso às suas próprias expectativas profissionais. Quer uma ajuda? Confira as dicas da especialista em recrutamento, Luana Maluf, da Asap Recruiters.

Como valorizar suas competências?

1. Estruture um plano de carreira

Esse é o primeiro passo que todo profissional precisa dar se quer de fato ver sua carreira evoluir e suas competências se valorizarem. Traçar um plano de carreira é fundamental para você direcionar suas ações com base nos seus objetivos de médio e longo prazo. Do contrário, você corre o risco, por exemplo, de fazer vários cursos e obter diversas certificações que não vão impulsionar em nada a sua trajetória profissional.

2. Fale inglês

Esse é o ponto inicial para valorizar seu passe no mercado de trabalho. “Hoje em dia, o domínio do inglês é básico em qualquer setor e posição do mercado, tanto em empresas multinacionais quanto em nacionais”, diz Luana.

3. Invista em um MBA, se for o caso

Se o mercado exige um curso desse tipo para profissionais que ocupam o lugar que você quer ocupar, você precisa, sim, ir atrás disso. A dica, então, é procurar um curso que esteja alinhado à sua área de atuação. Além disso, claro, é importante que a instituição de ensino tenha credibilidade.

4. Apresente sua experiência

Segundo Luana, a experiência profissional é mais importante que a formação acadêmica, especialmente para aqueles que não estão no início da carreira. “As empresas entendem que o profissional que acumulou mais bagagem tem maior assertividade e, por isso, maior valor de mercado”, explica Luana.

Por isso, é importante que você saiba fazer uma leitura de sua carreira para apresentar suas maiores e mais relevantes características e conquistas. “Muitas pessoas ainda não sabem resumir de maneira positiva sua trajetória e perdem pontos com isso.”

5. Faça networking

Você pode até não gostar de fazer contatos e manter relacionamentos profissionalmente, mas vai precisar se dedicar a essa tarefa se quiser de fato ser mais valorizado no mercado. As pessoas que você conhece e que acreditam no seu potencial são aquelas que normalmente podem indicá-lo para os cargos e as empresas que você sonha em trabalhar.

6. Acompanhe as tendências

Muitos profissionais não evoluem na carreira simplesmente porque não têm o costume de acompanhar as tendências do mercado. “Falta a eles uma visão macro do seu próprio segmento”, diz Luana. A recomendação é ficar antenado sobre as demandas em alta, investimentos em determinados setores, regiões mais aquecidas etc.

7. Faça uma autoavaliação

Se você decidiu seguir esses passos e quer, claro, saber como está evoluindo, uma boa forma de fazer isso é analisar como você está sendo visto dentro da empresa. Seus superiores têm planos de carreira voltados a reter o seu talento? Seu perfil está alinhado com a política da empresa? “Outro ponto importante é buscar saber se seu nome é tido como referência dentro do setor em que atua, pois isso demonstra que seu trabalho é visto como exemplar no mercado de trabalho.”

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Fernanda Bottoni é jornalista e escreve sobre carreira e mercado de trabalho há 15 anos.