Home > Dicas > Entrevista de emprego: principais tipos e objetivos

Entrevista de emprego: principais tipos e objetivos

Entenda o que o recrutador espera e como se preparar para cada estilo

A entrevista de emprego com o recrutador ou o potencial gestor é a fase mais definitiva de todo processo seletivo. Dificilmente um candidato não fica tenso nessa etapa. No entanto, o que nem todos sabem é que existem vários tipos de entrevista, cada um com roteiro e objetivos bem definidos.

Quem estiver preparado para esses diferentes tipos, claro, tem mais chances de entender o que está acontecendo, superar o nervosismo e mostrar todo o potencial. Gostou da ideia? Então confira abaixo os principais tipos de entrevista de emprego e se prepare para todos eles com as dicas de Naamisis Campos, Gerente de Recursos Humanos da DMRH.

7 tipos de entrevista de emprego

1. Entrevista de emprego técnica

É aquela que avalia conhecimentos técnicos bem específicos. “Normalmente é conduzida por um par ou por algum superior do profissional que está sendo contratado”, diz a especialista.

2. Entrevista comportamental ou por competências

Esse é um dos tipos mais comuns nos processos seletivos atuais. O objetivo é avaliar a personalidade e as habilidades comportamentais do candidato para verificar se há afinidade com a posição e com a cultura da empresa. Quem conduz a conversa normalmente é alguém de RH ou o gestor imediato do profissional que será contratado.

O entrevistador pergunta basicamente sobre as experiências do profissional e a forma que ele agiu em determinadas situações. “Observamos competências por meio de comportamentos específicos demonstrados em situações reais do dia a dia do profissional”, diz Naamisis. “Por exemplo, buscamos situações em que o profissional tenha exercido um papel relevante de liderança para avaliar essa competência em seu perfil.”

3. Entrevista com estudo de caso

Para avaliar a capacidade analítica e de resolução de problemas do candidato, o entrevistador solicita que ele faça a análise de um caso de mercado que contenha um problema característico daquela indústria ou negócio e, claro, apresente uma solução. Esse tipo de entrevista de emprego é conduzido pelo gestor imediato ou pelo diretor responsável pela área em questão.

4. Entrevista simulada

É uma etapa intermediária para avaliar a desenvoltura dos candidatos com foco na entrevista de fato, que deve ocorrer na sequência. “A ideia é que o consultor de RH (ou o recrutador) observe a capacidade do profissional de contar sua própria história e de gerar impressão positiva no futuro entrevistador”, afirma Naamisis. Ao final, o candidato recebe um feedback da sua performance.

5. Entrevista coletiva

É a entrevista de emprego que avalia vários candidatos de uma só vez. Elas ocorrem principalmente quando o conhecimento técnico e as habilidades dos profissionais são muito semelhantes. Quando todos são entrevistados ao mesmo tempo fica mais fácil saber quem se sobressai. Atenção: esse tipo de entrevista é bastante comum em processos seletivos de profissionais em início de carreira.

6. Entrevista-painel

Ela é feita para avaliar um candidato sob várias perspectivas. Nesse tipo de entrevista de emprego, vários avaliadores – que são normalmente os gestores que terão relação com o potencial contratado – entram em sala e abordam questões inerentes à sua realidade específica.

7. Entrevista “de campo”

Ocorre quando as empresas vão até as universidades para entrevistar estudantes que se destacam em sala de aula. Essa modalidade ainda é pouco utilizada no Brasil.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.