Home > Dicas > Duas dicas sobre como aumentar as chances de conseguir um emprego

Duas dicas sobre como aumentar as chances de conseguir um emprego

Por Alessandra Tomelin, da equipe de Recursos Humanos da VAGAS

1. O currículo on-line

“O melhor currículo para sites de carreira como o VAGAS.com.br é aquele  que possui o maior número de informações relevantes à posição buscada”, afirma Alessandra. É uma quebra de paradigmas, já que a regra no currículo impresso era colocar apenas as informações mais importantes. Entretanto, com a internet, isso mudou. Neste novo modelo, os recrutadores necessitam de diversas informações para que consigam cruzar os critérios disponíveis no sistema de busca ao candidato certo.

Anote aí a dica: inclua o máximo de dados relevantes e, também, o detalhamento das atividades que você vivenciou. Se você mudou de função, especifique quais os desafios enfrentados.

Algumas pessoas tendem a pensar:

“Mas é óbvio que, se eu era recepcionista, eu fazia o que toda recepcionista faz.”

Mas a pergunta que fica é:

“Tem certeza disso?”

Talvez, nesta experiência como recepcionista, você realizasse atendimento a clientes externos além de ser responsável por demandas internas da empresa como a organização das salas de reunião. Outra possibilidade de atividade nessa mesma carreira: o auxílio à equipe de compras numa pesquisa por materiais de escritório mais econômicos. Ilustrando dessa forma, os conhecimentos adquiridos durante essa experiência profissional ficam muito evidentes. É importantíssimo detalhar as suas responsabilidades em cada experiência.”

2. Erros de português

Segundo Alessandra, o uso correto da língua portuguesa é fundamental:

“Cuidado ao inserir as informações em seu cadastro. Erros de digitação e/ou português prejudicam a impressão que você passa ao recrutador. O currículo é seu cartão de visita. Revise no mínimo três vezes todo o texto que você inserir. Esse é um erro muito frequente entre candidatos de todas as posições e pode ser um fator de eliminação.”

Anote aí a dica: peça para alguém próximo ver se encontra falhas no seu currículo. Muitas vezes a vista “viciada” de quem escreve não enxerga erros de digitação, por exemplo.

Leia também