Home > Dicas > Dicas de SEO para o seu currículo aparecer

Dicas de SEO para o seu currículo aparecer

4 sugestões preciosas para seu CV se destacar nos mecanismos de busca

por Fernanda Bottoni

Quando um recrutador utiliza uma ferramenta de busca de currículo geralmente faz os filtros utilizando cargos, objetivo profissional, conhecimentos específicos etc. Então, por aí você já imagina o quanto o seu currículo pode se sobressair nessa busca se estiver bem estruturado, com informações colocadas de forma objetiva e utilizando palavras-chave ou termos que identifiquem seu perfil, suas competências e seus conhecimentos específicos.

Para fazer isso da melhor forma, pedimos algumas dicas de SEO (Search Optimization Engine)  – técnica que ajuda a melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca do Google, por exemplo – a Victor Magalhães, especialista de SEO. “Quando falamos de SEO, queremos adequar nosso conteúdo à necessidade de busca do usuário. Por isso, um profissional que utiliza essas técnicas para construir o currículo pode, sim, ganhar muito mais visibilidade nos resultados da busca feita pelo recrutador.”

4 dicas de SEO para o currículo

1. Nome

“A primeira palavra-chave que o profissional tem que otimizar é o próprio nome. Assim ele garante que um recrutador que esteja procurando por ele encontre resultados positivos. Tenha todos os seus perfis com os mesmos termos que definem os conhecimentos e objetivos”, diz Magalhães. Portanto, é importante que todos os seus perfis estejam conectados, com os mesmos termos. “Isso demonstra clareza e uniformidade nas informações.”

2. Objetivo profissional

A segunda dica é definir muito bem a sua função e o seu objetivo profissional. “É preciso escrever ‘Recursos Humanos’ ou ‘Marketing’, por exemplo, com todas as letras”, alerta.

3. Mercado

Magalhães também recomenda escolher palavras-chave de acordo com o enfoque que o profissional tem no mercado de trabalho. “Por exemplo, um profissional de TI, um desenvolvedor, pode usar termos que definam seus conhecimentos, como linguagens de programação e banco de dados. E termos que o definam como profissional, relacionados às suas habilidades e atitudes.”

Por outro lado, um analista financeiro pode utilizar outros termos que demonstrem conhecimentos em rotinas financeiras. “Alguns termos podem se igualar, como os que definem habilidades e atitudes, do tipo proativo, comunicativo, visão estratégica e também nomes de ferramentas que muitas pessoas conhecem, como Excel, Word etc”, explica.

4. Habilidades

Também é muito importante garantir que o currículo contenha os termos que são mais buscados pelos recrutadores – e que têm a ver com você, claro. “Para saber quais são esses termos, uma boa dica é checar a lista de habilidades mais utilizadas nas mídias sociais e anúncios de vagas”, diz ele.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.