Home > Dicas > 10 dados sobre o uso da internet no Brasil

10 dados sobre o uso da internet no Brasil

por Fernanda Bottoni

Se você trabalha ou quer trabalhar em qualquer área ligada à comunicação ou internet precisa estar por dentro de alguns do dados apresentados por Geof Ramsey, CEO global do eMarketer, empresa de pesquisa que fornece dados, insights e perspectivas para o marketing no mundo digital.

Ramsey fez uma apresentação em São Paulo utilizando uma série de números para mostrar o quanto os brasileiros são conectados à internet, ativos nas mídias sociais e usuários intensos de celulares e smartphones. Confira alguns dos dados apresentados por ele:

– No mundo, as pessoas gastam, em média, duas horas por dia na internet. No Brasil, há diversos números, mas a média dos jovens com menos de 30 anos fica entre 3 e 5 horas diárias, segundo Geof Ramsey, CEO global do eMarketer.

– No mundo todo, 64% da população tem celular. São cerca de 6,4 bilhões de pessoas. No Brasil, acredite, a fatia é bem maior e são nada menos do que 76% das pessoas com celular, o que significa 154 milhões de aparelhos espalhados pelo País.

– Entre os celulares utilizados no Brasil, 20% – ou 41 milhões – são smartphones. A previsão apresentada por Ramsey é de que, até 2017, 34% dos usuários de celular já tenham um smartphone. “Na área urbana, essa fatia deve chegar a 80% ou 90%”, disse ele.

– Entre os smartphones usados pelos brasileiros, 55% utilizam Android, o sistema operacional do Google, e 32% utilizam o sistema operacional da Apple (iOS).

– Quer mais? Entre os usuários de internet no Brasil, 37% usam mídias sociais e, destes, 71% são ativos – índices maiores que a média latino-americana (67%) e global (64%).

– Outro dado impressionante apresentado pelo CEO foi que 75% desses usuários utilizam várias telas (celular, tv, tablet) simultaneamente por 52 minutos diários, em média. “Ou seja, passar uma mensagem para ele seja pela tv ou pelo celular vai ser cada vez mais difícil porque disputar sua atenção é um desafio cada vez maior para os anunciantes”, explica.

– Tem mais: quem utiliza multi-telas tem 78% menos capacidade de absorver informações do que quem está focado numa tela só de cada vez. Compreensível, não?

– E a relação com o celular parece não ter limites… Em média, os brasileiros checam seus aparelhos nada menos do que CEM vezes por dia.

– Por fim, Ramsey destacou que a verba de mídia tem fluído para o digital. Segundo ele, a internet deve receber 18% de toda a verba publicitária do Brasil até 2018.

– O CEO global disse ainda que a publicidade em aparelhos móveis é a que mais cresce por aqui, com taxa de aumento de 120% (isso mesmo, CENTO E VINTE por cento) em 2014. Em segundo lugar na escala de crescimento do mobile está a Alemanha, com 95%, em terceiro vem o Reino Unido, com 90%. Os Estados Unidos aparecem em oitavo, com 84,6% de crescimento.