Home > Dicas > Qual curso combina com seu momento profissional?

Qual curso combina com seu momento profissional?

por Fefa Costa

Você sente que está precisando aprofundar conhecimentos ou mesmo mudar o rumo profissional? Não se desespere, pois essas são dúvidas comuns a todos os níveis de profissionais, do recém-formado ao sênior.

A dinâmica do mercado e a busca por profissionais mais qualificados transformou a pós-graduação, o mestrado e o MBA em diferenciais no currículo, com promessa de melhores colocações no mercado. Mas não basta apresentar o diploma, tem que estar atento ao direcionamento que deseja dar à sua carreira.

Cursos presencias ou EAD?
Para o professor Pedro Regazzo, Diretor de Extensão, Pós Graduação e Operações Acadêmicas da Universidade Anhanguera, a análise das possibilidades, levando em conta a disponibilidade para o estudo, é fundamental.

“O aluno deve analisar o melhor para sua carreira, tendo em vista conciliar o seu objetivo, que pode ser aumento de renda, a conquista de novos cargos ou mesmo mudar de área de atuação. Tendo isto claro, define-se o curso que tem maior aderência a esses objetivos. Depois, ele deve verificar a modalidade de ensino compatível com sua rotina.”

Um curso a distância pode ser uma opção, mas é importante verificar se a instituição tem aulas ao vivo pela internet, conhecer a qualidade do material digital disponibilizado para estudo e a titulação e experiência de professores e tutores.

“É importante desmistificar um fato: os certificados dos cursos a distância possuem a mesma validade que os certificados dos cursos presenciais. Em relação aos cursos oferecidos pela Anhanguera, por exemplo, as duas modalidades possuem o mesmo conteúdo.”

A flexibilidade de tempo e espaço dos cursos a distância são pontos positivos para quem faz essa escolha. Porém, o esforço individual e o ritmo de aprendizado dos alunos determinam o sucesso nos estudos longe da sala de aula.

“O ensino a distância contribuí para o desenvolvimento de uma habilidade muito importante: a gestão do tempo. A maior facilidade é a flexibilidade de horário, mas isso exige, em contrapartida, uma organização maior por parte do aluno. É necessário que o aluno esteja consciente de que cursos a distância exige tanto empenho quanto um curso presencial, ou até mais. Precisa de disciplina para organizar seus estudos e cumprir os prazos das atividades online ”, finaliza Ragazzo.

Mercado de trabalho
As empresas estão de olho em profissionais com qualificação, mas não existe uma fórmula que se aplique a todas as carreiras, o profissional tem que ter sensibilidade para perceber o que o mercado espera dele.

Para Armando Dal Colletto, Diretor Acadêmico da BSP (Business School São Paulo), é importante na avaliação dos recrutadores que a instituição escolhida apareça em rankings do seu segmento e tenha credenciamento dos órgãos específicos.

“O mercado quer minimizar o risco de fracasso numa contratação ou promoção. Para isso, os recrutadores se certificam da formação e da experiência do profissional, bem como buscam referencias sobre o que já foi feito pelo candidato. A prioridade é buscar fatos que garantam que a pessoa dará conta do recado. Vários fatores entram nessa conta.”

Armando também destaca um fator muito importante: o profissional não deve pensar apenas em cargos e remunerações na hora de escolher uma especialização, e sim focar no curso certo para o seu momento profissional.

“Alunos sem a devida experiência profissional e que ainda não estejam no momento adequado da carreira para fazer um MBA, por exemplo, não são aceitos pelo processo de seleção. É preciso desenvolver uma experiência profissional mínima para criar uma bagagem de casos e exemplos, que permitirá uma participação com mais propriedade nas discussões em aula com os demais colegas”.

A escolha de um programa de pós-graduação pode ser uma tarefa difícil. Antes de escolher qual curso deseja, o profissional deve checar se o perfil do curso está adequado com seu momento e suas expectativas profissionais.

Como planejar sua carreira
“Em um mercado competitivo, que nivela por cima, a qualificação pode oferecer melhores oportunidades. Mas a vivência prática, postura e motivação também são diferenciais”, comenta Adriana Gomes, coordenadora do Núcleo de Pessoas da ESPM.

A orientação é alinhar-se. Com profissionais atuando cada vez mais jovens, tranquilidade se faz necessária no planejamento, para que não haja uma “queima” de etapas.

Para recém-formados ou para aqueles que querem mudar o ramo, os cursos de especialização são indicados. O objetivo da especialização é aprofundar conhecimentos em áreas específicas e direcionar a carreira.

“Muitos profissionais buscam preencher lacunas da graduação ou mesmo buscar novas perspectivas. Uma especialização ou extensão pode atender essa busca”, explica Adriana.

Para os que pretendem mudar de atividade e se readequar profissionalmente, a especialização dará subsídios para a mudança. Adriana destaca que o MBA é recomendado para um público que já está no mercado de trabalho há pelo menos três anos, e que busca se aperfeiçoar e construir uma rede de relacionamento.

“O MBA dá ao aluno uma visão mais ampla de negócios e conhecimento para áreas que tenham maior demanda de gestão, tanto de projetos quanto de pessoas”, ela explica.

Leia também:
Cursos de curta duração podem ser ótima opção
Lato Sensu, Stricto Sensu, Mestrado: tire suas dúvidas
MBA ou Pós Graduação? Tire suas dúvidas
Pós-graduação pode dar um gás na sua carreira