Home > Dicas > CV com layout personalizado: sucesso ou roubada?

CV com layout personalizado: sucesso ou roubada?

Descubra o que o RH acha dessa nova moda

por Thayane Fernandes*

Tenho visto muitas dicas de como deixar o CV com layout “moderninho”. Gostaria de fazer uma breve analogia sobre o assunto.

Imagine que todos os dias você tem que analisar dezenas de relatórios de vendas gerados por um sistema integrado de várias filiais da companhia que você trabalha. Apesar do volume, ao abrir cada documento você sabe exatamente onde “bater os olhos” e encontrar cada informação.

Acontece que, de uma hora para outra, cada filial passou a criar seu próprio modelo de relatório: algumas inseriram coloridas tabelas, outras apresentam os resultados apenas em gráficos. Teve até uma filial “descoladona” que fez uma nuvem de palavras com os produtos mais vendidos dentro daquele período.

Reflexão: qual critério você usaria para analisar todos os relatórios? A história acima é baseada em fatos – basta substituir “relatórios” por “currículos” e “filiais” por “candidatos” e você vivenciará a rotina dos recrutadores em fase de triagem e avaliação.

Candidatos se preocupam mais com a forma que com conteúdo

Você não faz ideia da quantidade de erros que aparecem em currículos, e não são somente gramaticais! Comece a reparar na quantidade de pessoas que se dizem “graduadas” mas que escrevem por aí “estou a sete meses enviando currículos e nada, mesmo com experiência, MBA, inglês e intercâmbio” (sim, há um erro brutal nesta frase. Se você não encontrou, descubra aqui). Você pode ver que não é o CV com layout personalizado que fará a diferença!

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem filtro solar palavras-chave!

Uso a frase de Bial para lhe dizer que, na era dos softwares de seleção, só terão visibilidade aqueles profissionais que souberem usar as palavras certas em seus currículos (e claro, possuírem real aderência ao perfil exigido). Ah, e lembre-se: é este tipo de solução tecnológica que as empresas utilizam em seus processos seletivos anunciados no VAGAS.com.br e em outros sites pagos.

Um CV com layout moderno não fará com que você seja contratado

Eu já produzi dezenas de artigos ensinando na prática como escrever um bom currículo, e quando eu digo bom currículo me refiro 100% com foco no conteúdo. Voltando a reflexão lá do começo do texto, a lógica é simples: se layout fosse a chave do problema, não teríamos designers desempregados nesse país, concorda?

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Thayane Fernandes começou sua carreira como recrutadora e atua na equipe de Marketing e Comunicação da VAGAS.com. Escreve artigos sobre currículos e marketing pessoal.