Home > Dicas > Consiga sua recolocação profissional agora

Consiga sua recolocação profissional agora

Descubra como encontrar oportunidades mesmo neste momento de crise

por Ana Lisboa*

Com a chegada do final do ano, o emocional de quem está em busca de uma recolocação profissional se altera sensivelmente. A insegurança, já tão presente nos outros dias, passa a incomodar ainda mais. Torna-se praticamente impossível não desanimar diante de tantas festas, períodos de recesso e contas que estão por chegar com a virada do ano.

Porém, se algumas pessoas conseguem recolocação profissional no final do ano, por que você que está lendo esse artigo não conseguiria? Em primeiro lugar, considero valioso pensar sobre a maneira atual de fazer negócios, que mudou muito, mas algumas pessoas ainda não estão atentas às mudanças.

Os serviços, os espaços, os bens de consumo nunca foram tão compartilhados. Esteja atento às oportunidades ao seu redor, com olhos desprovidos de julgamentos e pré-conceitos, alguém bem perto de você pode estar precisando do seu talento, da sua competência e conhecimento. Isto vai ajudar sua recolocação profissional.

5 dicas para quem busca recolocação profissional

1. Foque em alguns mercados

Alguns mercados entram em recessão no final do ano, investir sua energia e tempo nesses ramos de atividade não produz resultados concretos. Foque sua atenção em comércios, ramos alimentícios, eventos, setor de hospedagem e hotelaria ou mão de obra, por exemplo.

2. Pesquise trabalhos temporários

Trabalhar apenas alguns dias, mas com uma carga elevada de atividades, pode render receita para o pagamento de algumas contas. Se a carteira assinada não está em vista, que tal acrescentar alguma renda ao orçamento com trabalhos por tempo determinado?

3. Saiba o ramo de sua cidade

Se a sua cidade é turística, pense em empregar seus talentos em setores que prestam esse tipo de atendimento, pois a quantidade de profissionais nem sempre é suficiente para atender o fluxo de visitantes e boas oportunidades costumam aparecer.

4. Procure o que gosta

Procure vagas que tem conexão com sua paixão! A sua paixão pelo artesanato, eventos, pets, música, bebês ou gastronomia podem ser utilizadas em um novo trabalho que, com certeza, vai trazer mais realização e auto-estima.

5. Veja o lado bom das coisas

Veja a demissão como um presente! Demissões são excelentes motivos para realizar escolhas. Muitas pessoas são escravizadas pelo trabalho ou pela renda atual e, acabam por se surpreender ao perceber que a demissão foi a chave que abriu a porta para novos tempos de trabalho aliado à felicidade. De qualquer forma, temos ainda muitos dias pela frente. Uma boa dose extra de ação pode fazer toda a diferença para virar esse jogo. As oportunidades não batem à porta, levante-se e vá ao encontro delas!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Ana Lisboa é coach de Vida e Carreira.