Home > Dicas > Confira 9 cursos gratuitos de grandes universidades

Confira 9 cursos gratuitos de grandes universidades

por Fernanda Botoni

Muitas das maiores universidades do mundo disponibilizam cursos online gratuitos para todos os que estiverem interessados em se aprimorar e buscar mais conhecimentos na sua área ou em áreas afins. Por isso, se falta de tempo e dinheiro eram uma boa desculpa para você ficar aí parado sem aprender nada, pode deixar essa preguiça de lado e começar agora mesmo a exercitar o cérebro. Confira nove cursos bacanas que você pode fazer daí onde está sem pagar nada!

1- Introdução às Finanças, University of Michigan

Eis um assunto que interessa para quase todo profissional. E, se o curso for dado de forma simplificada e bem humorada, melhor ainda. Essa é a proposta desta introdução, que apresenta estruturas e ferramentas para medir valor (tanto de ativos corporativos quanto pessoais) e ajuda na tomada de decisão – também tanto corporativa quanto pessoal. Os vídeos são em inglês, mas (que maravilha), segundo os detalhes do curso, há legendas em português fornecidas pela Fundação Lemann.

As inscrições (aqui) são gratuitas, a duração é de 15 semanas e instrutor é Gautam Kaul, professor de finanças da Ross School of Business (RSB) da Universidade do Michigan. Próxima sessão em 2 de junho.

2 – Economia Monetária – Moeda e Bancos, Universidade de São Paulo

Todos os 76 vídeos deste curso estão disponíveis e, claro, em português. Quem ministra as aulas é João Sayad, do Departamento de  Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP). Os vídeos, aliás, são gravações das suas aulas na faculdade.

3 – Amplie suas habilidades e as chances de crescer profissionalmente, University of London

A proposta do curso é ensinar a tomar decisões mais eficientes sobre a carreira e a tomar o controle sobre seu desenvolvimento profissional, aprimorando suas habilidades de pensamento crítico e empregabilidade. A próxima sessão esta marcada para 27 de maio e é inglês (com legendas em inglês). São seis semanas de duração.

4 – Os Fundamentos da Estratégia de Negócios, University of Virginia

As aulas vão ensinar a analisar a estratégia de uma organização e fazer recomendações para melhorar sua criação de valor. Em inglês mas há legendas em português fornecidas pela Fundação Lemann. São sete semanas de duração e a aulas começam em 15 de junho. O instrutor é Michael J. Lenox, da Darden School of Business, da Universidade da Virgínia.

5 – Construindo Aplicativos de Celular, Harvard Extension School

Já sonhou em criar seu próprio aplicativo? A ideia deste curso é exatamente de ensinar os alunos a construir aplicativos móveis para Android e iOS, duas das plataformas mais populares de hoje, e como implantá-los no Android Market e na App Store. O conteúdo está disponível no site, em inglês.

6 – Gestão da inovação, Universidade de São Paulo

Neste curso, Mario Salerno, professor da Escola Politécnica (Poli-USP), discute os principais aspectos da organização e da gestão da inovação dentro das empresas. 

7 – Ciência Política, Universidade de São Paulo

Nas nove videoaulas de Clovis de Barros Filho, da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), são apresentadas as formas de organização da sociedade, o surgimento do Estado como forma legítima de organização dos interesses da população e também as diversas formas de participação da sociedade na gestão pública.

8 – Mudança Climática Global, Unicamp 

Carlos Henrique de Brito Cruz, professor do Instituto de Física da Unicamp e diretor científico da Fapesp, fala sobre mudanças climáticas, aquecimento global e seus principais efeitos de uma forma bem simplificada, mesmo para quem não possui conhecimentos específicos na área. A aula tem duas horas de duração.

9 – Empreendedorismo Tecnológico, Stanford University

Este curso apresenta os fundamentos do empreendedorismo em tecnologia, que saiu do Vale do Silício, e agora influencia o mundo inteiro. A ideia é mostrar como encontrar uma oportunidade comercial com alto potencial, reunindo recursos para descobrir como vender, comercializar e gerenciar o seu crescimento. Tudo em inglês, of course.