Home > Dicas > Como trabalhar sob pressão sem perder saúde e produtividade

Como trabalhar sob pressão sem perder saúde e produtividade

Especialistas compartilham seus métodos com profissionais que precisam lidar com esse desafio

Grande parte dos profissionais precisa trabalhar sob pressão e lidar com prazos apertados, demandas imprevisíveis, problemas de desempenho entre outros desafios que vão surgindo de um dia para o outro. Administrar com tudo isso é difícil, mas é também indispensável para quem quer crescer profissionalmente e ainda se manter saudável e produtivo.

Para ajudar quem passa por isso, a Forbes pediu a alguns membros do Forbes Coaches Council que compartilhassem um método para trabalhar melhor sob pressão. Quer ver o resultado? Aqui vai.

6 métodos para trabalhar melhor sob pressão

Experimente o modelo de Eisenhower

Se você encara muitas tarefas ao mesmo tempo, a dica da coach Elva Bankins Baxter é começar determinando quais dessas tarefas precisam de atenção imediata e obter clareza sobre os prazos para cada uma delas. “Em seguida, use o Modelo Eisenhower, que consiste em quatro etapas fáceis para priorizar cada uma”, recomenda. A etapa #1 é urgente, #2 importante, mas não urgente, #3 urgente mas não importante e #4 nem urgente nem importante. “Realize as tarefas urgentes e imediatas primeiro”, afirma. As tarefas que não são urgentes nem importantes caem da lista. “É uma maneira incrível de aliviar a pressão”, diz ela.

Foque no presente

Uma forma simples de conviver com a pressão é parar um pouco, desacelerar e tirar o foco do futuro ou do trabalho que precisa ser feito. “Faça uma lista de verificação rápida das próximas três coisas que você precisa fazer”, recomenda o consultor Aaron Levy. Concentre-se no presente e resolva uma pendência de cada vez.

Divida em partes

Já reparou como um projeto pode parecer avassalador quando visto como um todo? A dica então é dividir em partes, ou etapas, que podem ser finalizadas em prazos mais curtos. “Quando você olha para essas etapas individuais, é mais fácil atingir as metas e sentir uma sensação de realização”, afirma a especialista Laura DeCarlo. Além disso, quando você percebe que está evoluindo passa a ter mais confiança para continuar.

Pare de procrastinar

Ficar paralisado em um momento tenso é a pior coisa que pode acontecer. Com certeza, as cobranças virão e, o que é pior, a pressão só vai aumentar se você estiver com suas tarefas atrasadas. Procrastinação é um hábito que pode ser quebrado. Janet Zaretsky sugere que, em primeiro lugar, você pergunte a si mesmo por que está resistindo. “Então veja se você pode desistir de sua resistência e simplesmente agir”, recomenda. Interromper o hábito de procrastinação frequentemente leva a um novo e mais empoderador hábito de execução.

Adote uma prática de mindfulness

Adotar uma prática de atenção plena melhora sua capacidade de permanecer calmo sob pressão. Segundo Melinda Fouts, especialista no assunto, essa prática aumenta flexibilidade, adaptabilidade, criatividade, foco e tranquilidade. “Existem vários aplicativos que você pode baixar”, afirma. Entre eles, ela recomenda o Headspace. “Dez minutos de prática por dia bastam para você se manter calmo e concentrado, especialmente quando confrontado com desafios e adversidades.”

Tenha uma boa noite de sono

Em seu livro, The Sleep Revolution, Ariana Huffington sugere que conseguir um sono reparador e adequado é a chave para enfrentar saudavelmente nossas vidas aceleradas e cronometradas. Uma boa noite de sono ajudam a ter mais memória, resistência, foco e atenção – e menos estresse. A dica é de Alexandra Salamis.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.